Dispositivo promove auxílio aos moradores por meio do suporte telefônico, presencial e como retaguarda do Programa Melhor em Casa
Visando à agilidade e à humanização nos atendimentos de saúde, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia efetiva e aprimora o serviço de Apoio Domiciliar. A iniciativa realiza assistência extra e pré-hospitalar a cerca de 160 moradores por mês, levando os primeiros socorros à casa do paciente de maneira técnica e qualificada. O dispositivo promove auxílio aos cidadãos por meio do suporte telefônico, no deslocamento dos pacientes e como retaguarda do Programa Melhor em Casa.
O serviço integra o setor da Atenção Domiciliar,
funcionando como retaguarda nos atendimentos prestados a este público.
“Entendemos o Apoio Domiciliar como mais um importante dispositivo de promoção
à saúde, prevenção e tratamento, garantindo a continuidade nos cuidados junto
às demais Redes de Atenção”, comentou o diretor municipal de Atenção
Domiciliar, responsável pelo programa, Júnior Curcino.
A equipe do Apoio Domiciliar é composta por 14 técnicos de enfermagem, seis enfermeiros e quatro condutores. Os profissionais atuam de forma contínua em escala, garantindo atendimento 24h por dia, sete dias por semana. O serviço tem destinação exclusiva à assistência em domicílio.
O suporte telefônico oferecido pelo
apoio é feito pelo número 192. Nele, os moradores recebem orientações em
situações de emergência, acalmando a vítima e conduzindo os procedimentos
pertinentes de maneira exata. Na maioria dos casos, o atendimento é resolutivo,
evitando a ida do assistido ao pronto-socorro e às unidades de pronto
atendimento de urgência e emergência.
O Apoio Domiciliar também realiza a
desospitalização, que é a retirada do usuário do ambiente hospitalar para
tratamento contínuo no conforto de casa e com ajuda da família com o auxílio do
Programa Melhor em Casa.
“Trabalhamos de forma integrada
para melhor atender os nossos moradores. O atendimento domiciliar é uma
tendência cada vez mais estimulada na área da saúde, pois proporciona a
diminuição no fluxo de entrada de pacientes nas unidades de pronto-atendimento,
a redução da demanda por atendimento hospitalar, além da otimização dos
recursos financeiros e estruturais das redes da saúde”, ressaltou Júnior
Curcino.
Fonte/: Prefeitura de São Pedro da
Aldeia-Assessoria de Comunicação
Texto: Jéssica Borges