Serviço funciona 24 horas por dia e a ligação é gratuita
A Prefeitura de Cabo Frio
acaba de disponibilizar um novo canal para atendimento de emergência médica
domiciliar: o telefone 192 passa a funcionar 24 horas por dia, com ligação
gratuita. A instalação do serviço representa um grande avanço no atendimento e
na prestação do serviço de saúde em Cabo Frio e Tamoios, oferecendo facilidade
no contato do cidadão com a Central Reguladora de Ambulância.
“Em fevereiro realizamos 275
atendimentos somente de resgate. A previsão é de que esse número aumente com o
novo canal de comunicação, trazendo agilidade e garantindo ainda mais saúde
para o cabo-friense”, explica Gabriel Sabino de Aguiar, coordenador geral da
Central Reguladora de Ambulâncias.
Criada em maio de 2020, a
Central funcionava apenas com um número de telefone fixo tradicional, e o
contato, na maioria das vezes, era feito pelo Corpo de Bombeiros, que
comunicava os profissionais de plantão no dia.
Além da implantação do novo canal de atendimento, a Prefeitura também aumentou em 50% o corpo técnico de Enfermagem, e em 25% o número de enfermeiros. Agora a Central opera com 108 profissionais e mais 34 socorristas, e conta com duas ambulâncias para resgate, outras três equipadas com UTI e mais 17 básicas para apoio.
A Central Reguladora de
Ambulância realiza, ainda, suporte no primeiro e segundo distrito na
transferência e remoção de pacientes graves, estáveis e para tratamento fora do
domicílio (TFD) para todo estado.
Fonte/Texto: Prefeitura de Cabo Frio-Comunicação