Algumas opiniões
É inegável que, no decorrer de uma semana, a prefeita
Livia Soares Bello da Silva, quebrou a inércia que vinha tendo com
respeito ao Covid-19.
A população de Araruama agradece.
Com toda certeza, para isto contribuiu as críticas que lhes
foram feitas que, ao que parece foram entendidas e assimiladas, tanto que não
vem usando mais a expressão “apesar das adversidades”.
Com o intuito, tão somente, de contribuir, estamos
apresentando algumas sugestões.
1-que haja um pronunciamento de um profissional qualificado,
da área da Saúde, reforçando os cuidados
que se deve ter para se proteger do
coronavírus , em que circunstância ele
deve procurar uma unidade de saúde e, de que forma a prefeitura está estruturada para prestar atendimento.
Incluir outros temas que julgar necessário. Salvo engano de minha parte, não
identifiquei esta ação.
Por
se tratar de manifestação da Secretaria a quem o assunto está vinculado, creio,
teria a confiabilidade necessária para esclarecer e tranquilizar a população.
Além
disto, contribuiria para desqualificar e, quem sabe diminuir, esta verdadeira praga
que é a propagação de vídeos de diversas “autoridades no assunto”.
2-que solicite a Área de Tecnologia, criar um aplicativo
para consolidar, separadamente por assunto, todas as informações já divulgadas.
Ele seria atualizado diariamente e disponibilizado no site e facebook da
Prefeitura, a exemplo do que já ocorre com relação a outras informações. Isto,
obviamente, não implicaria na paralisação da expedição dos informativos
diários.
Além de facilitar a consulta, é sabido que informações
dispersas são rapidamente esquecidas.
3-Assessoria de Comunicação:
a-que responda as solicitações que lhe são endereçadas,
mesmo que considere improcedente o pedido;
b-no dia 23 divulgamos que a Prefeitura havia lançado o
Movimento “Vacina Araruama”, COM DRIVE THRU.Uma bela iniciativa, que acredito,
tenha sido pioneira na região.
Entretanto, chamou a atenção, o texto final:” participe
deste movimento, vacinando-se contra a Influenza e protegendo ainda mais
nossa cidade!”
Como o objetivo é proteger o cidadão e, com
vistas a evitar interpretações indevidas, entendemos que textos deste teor
devem ser melhor avaliados.
4-verificar
da possibilidade e viabilidade, de implantar um 0800 para atendimento a
população, como fez a Prefeitura de Cabo Frio. Vide matéria publicada dia 24-“CABO
FRIO-PREFEITURA INICIA NESTA TERÇA (24) LINHA PARA INFORMAÇÕES SOBRE O COVID-19-“:https://atribunacidade.blogspot.com/2020/03/cabo-frio-prefeitura-inicia-nesta-terca.html
Idem com relação ao alerta
via SMS, implantado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Vide matéria
publicada dia 25: “SÃO PEDRO DA ALEIA-DEFESA
CIVIL EMITE ALERTAS POR SMS PARA PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS”:https://atribunacidade.blogspot.com/2020/03/sao-pedro-da-aleia-defesa-civil-emite.html
A última sugestão é que a prefeita consiga convencer seu marido
que fique de quarentena, também, no que diz respeito aos assuntos do executivo
municipal. Não raro, suas intervenções mais prejudicam do que ajudam, além de
nada acrescentar ao que está sendo divulgado.
Gerson Tavares de
Nader
Matéria finalizada em
26/03/2020-00:24h