“Vacinômetro” pode ser acessado na página inicial do site municipal, aumentando a transparência sobre o combate à doença
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia irá
disponibilizar, a partir desta sexta-feira (29), a ferramenta com atualização
diária sobre a vacinação contra a Covid-19 na cidade. O “vacinômetro” trará os
números totais de doses recebidas pelo município, o quantitativo de vacinas
aplicadas na população, além da listagem dos imunizantes (Sinovac/CoronaVac ou
Oxford/Astrazeneca) utilizados e os bairros onde foram distribuídos. O objetivo
é aumentar a transparência nas informações relacionadas ao combate da doença,
que é umas das prioridades da nova gestão municipal. A ferramenta deve ser
acessada na página inicial do site da prefeitura (cliqueaqui).
“Uma das metas do meu governo é a atuação no combate ao coronavírus. Nas primeiras semanas da gestão, instituímos, oficialmente, o Gabinete de Crise. Efetivamos o decreto semanal de medidas restritivas e estamos trabalhando para aumentar o número de leitos do pronto-socorro. O vacinômetro é mais uma ferramenta que mostra à população o quanto estamos comprometidos com a gestão da pandemia”, informou o prefeito Fábio do Pastel.
Para a secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, o vacinômetro é uma medida que representa a cidadania sobre as informações oficiais do governo. “O cidadão precisa estar informado e a prefeitura tem o dever de prestar contas do que é feito. Seguimos os critérios do Governo do Estado e Ministério de Saúde, que também recebem esses dados para prestação de contas”, pontuou.
Vale ressaltar que o registro documental do processo de imunização é realizado com todos que recebem as vacinas no município. Os certificados são feitos nominalmente, com a assinatura dos profissionais que receberam o imunizante, dos idosos ou dos responsáveis por eles no ato da vacinação.
A transparência sobre os dados da Covid-19 também pode ser acompanhada diariamente com o boletim sobre o número de casos registrados da doença, atualizado por bairros. O comunicado informa também o quantitativo de casos recuperados, descartados, em análise, óbitos registrados, em investigação e ocupação de leitos. A nota informativa diária é disponibilizada no site oficial e nas redes sociais da Prefeitura.
Vacinação Oxford/Astrazeneca
São Pedro da Aldeia deu início à aplicação das doses da vacina Oxford/AstraZeneca, nesta quarta-feira (27), referente à remessa de 1070 imunizantes recebidos do Governo do Estado. A vacinação atenderá apenas aos profissionais da Saúde acima de 60 anos que estão em atuação e que não foram vacinados pela CoronaVac.
As doses estão disponíveis nas unidades de atenção básica dos bairros Porto da Aldeia, Vinhateiro, Alecrim, São João II, Campo Redondo II, Fluminense, Botafogo, Balneário, Flexeira. Os profissionais deverão apresentar documento funcional que comprove atuação na área da Saúde e cartão do SUS.
Já a imunização realizada pelas vacinas CoronaVac, que teve início na semana passada, foi concluída na última terça-feira (26). Segundo o Governo do Estado, a chegada da segunda remessa de imunização da CoronaVac está programada para a primeira semana de fevereiro, para aplicação nas mesmas pessoas que receberam a primeira dose, obedecendo ao intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose.
Fonte: Prefeitura de São Pedro da Aldeia-Assessoria de Comunicação
Texto: Jéssica Borges