Objetivo é agilizar o
atendimento
O plantão social para atendimento presencial dos usuários
dos CRAS, CREAS e Bolsa Família passará a acontecer das 8h30 às 14h, a partir
desta segunda-feira (25/05). O novo horário é temporário. Os cidadãos também
podem se informar por meio do e-mail sasdhsaopedrodaaldeia@gmail.com ou
pelo telefone (22) 26274550. O atendimento social é realizado, quando
necessário, de segunda a sexta-feira, na sede da Secretaria de Assistência
Social e Direitos Humanos (SASDH), localizada na Rua Hermógenes Freire da
Costa, 19, no centro da cidade, ao lado da Prefeitura.
Segundo a assessora especial, Jane Ferreira, o novo
horário vai possibilitar mais agilidade no atendimento dos benefícios e a
realização de abordagem social. “O atendimento no plantão social é
realizado por equipes técnicas formadas por assistentes sociais e psicológicos.
Essas mesmas equipes são responsáveis pela avalição e a execução
dos benefícios socioassistenciais. Com o crescimento da demanda, de
maneira exponencial, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos
restringirá, temporariamente, o horário de atendimento presencial em suas
dependências. Desse modo, a equipe técnica pode intensificar o atendimento
domiciliar, com o objetivo de entregar o auxílio para os usuários em situação
de vulnerabilidade temporária, conforme rege a Lei nº 2.657, que dispõe
sobre a Política Municipal de Assistência Social e sobre o Sistema Único de
Assistência Social do Município de São Pedro da Aldeia”, explica.
De acordo com a diretora das Proteções Básica e Especial,
Cláudia Brasil, o novo horário também é necessário para a avaliação dos
serviços prestados. “Estamos com a necessidade de reorganizar os atendimentos,
de avaliar os serviços que foram prestados à população e de verificar a área de
cobertura acerca da insegurança alimentar. Internamente, iremos organizar
cadastros, fazer levantamento de demandas e planejar ações que envolvam um
número maior de atendimento nos bairros. É válido deixar claro que nossas
equipes estarão à disposição para situações emergenciais”, afirma.
Diariamente, a Secretaria conta com uma equipe de quatro
profissionais técnicos, formada por assistentes sociais e psicólogos. Os
atendimentos são feitos de forma individualizada. É realizada a escuta e os
usuários são cadastrados e encaminhados aos serviços, programas, projetos e
benefícios socioassistenciais.
Para evitar aglomeração, a fila é formada na área externa
da Secretaria. As pessoas entram de duas em duas e tem as mãos higienizadas com
álcool logo no portão de entrada. Com o auxílio da Guarda Municipal e marcações
no chão, as pessoas são orientadas a manter uma distância segura entre elas.
Para espera do atendimento técnico foram colocadas cadeiras e tenda de proteção
para melhor acomodar os usuários.
Todos os profissionais estão seguindo as orientações de
prevenção ao coronavírus divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e
demais autoridades da área. Os servidores trabalham de máscara e luva, além de
utilizarem álcool em gel.
Fonte:
Prefeitura de São Pedro da Aldeia-Assessoria de Comunicação
Texto: Renata Souza
Texto: Renata Souza