Siga as dicas da Social Mine para garantir
que suas vendas sejam salvas no Dias das Mães
Vem aí um Dia das Mães como nunca se viu. Se normalmente
a data envolve encontros familiares, presentes e às vezes até uma festinha,
neste ano, com o isolamento social, a dinâmica das celebrações deverá ser um
tanto diferente. Essas mudanças vão impactar violentamente no varejo, mais
especialmente naquele que não possuem presença digital. Mas, para quem já atua
ou deseja atuar no e-commerce, há saídas e elas passam diretamente pelas as
estratégias de dados.
Perguntas como agir nesse momento, que tom usar e como
sensibilizar o cliente serão vitais na performance podem ser respondidas por
meio de estatísticas. A Social Miner, empresa especializada em dados de
comportamento, organizou suas informações para criar um guia de linguagem e
estratégia de vendas on-line. Ele mostra o que é mais adequado para o momento
que vivemos e aponta ações eficientes para impulsionarem as vendas.
Para criar o documento, a Social Miner analisou mais de
150 campanhas sazonais lançadas no período do Dia das Mães de 2019. O resultado
são insights sobre as tendências no comportamento do consumidor e, com base nos
estudos de linguagem e comunicação empática para tempos de crise, uma série de
recomendações de uso de linguagem e estratégias para as ações voltadas ao
evento deste ano.
Confira aí alguns toques!
1 – Tempo é dinheiro
Se você acha que está numa corrida contra o tempo para
lançar suas ações de Dia das Mães, respire fundo e dê uma olhadinha neste
gráfico.
Ele mostra que ainda há tempo para otimizar ou mesmo
criar novas campanhas. Afinal, em 2019, o grande pico de engajamento
ocorreu de 6 a 5 dias antes do evento.
Claro que, o quanto antes você colocar suas estratégias
em prática, mais tempo terá para aproveitar a sazonalidade.
2- Mãe ou mamãe?
A maioria das campanhas criadas em 2019 utilizaram o
termo “mãe” ou “mamãe”, dois termos automaticamente atrelados a um sentimento
positivo, capaz de criar um vínculo emocional. E, como nossas respostas
emocionais são as primeiras a serem ativadas, elas ajudam a criar aquela boa
“primeira impressão” sobre a mensagem.
Resultado: as campanhas que utilizavam os termos “mãe” ou
“mamãe” apresentaram melhor performance do que campanhas que não os utilizavam,
gerando um incremento médio de 38% na taxa de clique.
3 – Emoção é o que importa
As campanhas que possuíam apelo emocional somado ao
benefício financeiro — aliando termos como “mãe”, “presente” e “especial”, por
exemplo — geraram incremento médio de 28% na taxa de clique. Além disso,
as campanhas que possuíam apenas apelo emocional — isto é, sem nenhum incentivo
financeiro — também apresentaram uma performance acima da média de campanhas.
4 – Auxilie o consumidor
Ajudar seu cliente na escolha de itens de qualidade,
independente do valor investido, é uma boa forma de gerar engajamento,
satisfação e aumentar as chances de que a compra seja finalizada na sua loja.
Assim, selecione os melhores itens de uma certa faixa de preço e crie páginas
especiais para cada grupo. Expressões do tipo “O melhor para sua mãe na seleção
de até R$ 50” funcionam muito bem.
5 – Do tamanho do cliente
Com o cenário atual, muitas pessoas estão tendo o
primeiro contato com os e-commerces e ainda aprendendo a comprar online.
Portanto, se sua loja conta com tabela de medidas diferenciadas, por exemplo,
vale dar dicas para o consumidor sobre como não errar na escolha, dar
informações sobre os atributos daquele item e explorar comunicações
complementares que podem ser relevantes para seleção e escolha.
6 – Vendedores a postos
A experiência do contato pessoal e do auxílio de um especialista
na escolha e compra de um presente, comum nas lojas físicas, pode ser replicada
nos ambientes virtuais. Para isso, nossa dica é usar seus canais de comunicação
dentro do site para direcionar os usuários para o contato direto com os
vendedores via plataformas de atendimento ou WhatsApp, por exemplo, onde
poderão ter suporte e receber sugestões de produtos mais adequados às suas
necessidades.
7 – Estoque
Se o seu e-commerce planeja lançar ofertas baseadas no
ticket da compra, a exemplo de “frete grátis para pedidos acima de R$X”,
invista em campanhas que deixem esses benefícios em evidência em diferentes
páginas do seu site. Vale também divulgar e redirecionar o consumidor para
páginas de produtos complementares, de menor valor, que possam ajudá-lo a
compor o ticket mínimo necessário para que alcancem o brinde da promoção.
8 – Prazo
Seja claro e objetivo com relação aos prazos de entrega
daquele produto e evite frustrar seu consumidor. Se possui condições especiais
de acordo com a localidade do usuário, vale criar ações segmentadas para estas
cidades ou regiões, informando as vantagens ou particularidades no frete.
9 – Ofereça um presente
Neste período de isolamento, se possível, ofereça
serviços adicionais como embrulhos para presente ou a impressão de cartões.
Essa é uma forma de demonstrar que sua marca entende e se preocupa com o valor
sentimental envolvido na compra do item, além de ajudar seu cliente a
proporcionar um momento ainda mais especial para quem ele ama, criando uma
experiência de compra inesquecível.
10 – Está fazendo Delivery? Cadastre seu
estabelecimento no nosso site! Estamos realizando a divulgação em nossos canais
de comunicação.
Fonte/Texto: CDL-Campos dos Goytacazes