O
smartphone se tornou um aparelho essencial na vida dos brasileiros
Estudo revela que 87% dos jovens de 18 a 24 anos acessam a
internet todos os dias e 39% acreditam que não ter um smartphone prejudicaria
lazer, estudo e trabalho.
Mandar
e-mail, pesquisar na internet, trocar mensagens instantâneas com amigos, tirar
fotos, ouvir música e até mesmo fazer ligações. O smartphone se tornou um
aparelho essencial na vida dos brasileiros, ao ponto de que muitos já não
conseguem imaginar como seria a sua rotina sem essa ferramenta. Exemplo dessa
necessidade, é que em cada dez jovens que possuem um smartphone, oito (77%)
garantem que a sua vida seria prejudicada de alguma forma, caso não tivessem o
aparelho. Nesse caso, as áreas mais afetadas seriam as atividades de lazer
(39%), os estudos ou o trabalho (39%), a vida social (37%) e as finanças (21%).
De acordo com o estudo, oito em cada dez jovens
brasileiros (84%) entre 18 e 24 anos, nascidos dentro da chamada Geração Z,
possuem um smartphone, enquanto 66% mencionam a posse de um notebook. Eles usam
o smartphone, principalmente, para ouvir música (72%), acessar as redes sociais
(71%), assistir à vídeos (67%), tirar fotos (63%) e ler ou enviar mensagens
instantâneas para amigos (58%). A pesquisa ainda mostra que 87% dos jovens
entrevistados acessam a internet todos os dias, principalmente por meio do
smartphone (81%), opção bem mais à frente do que os que acessam a partir de um
computador de mesa (51%) ou via notebooks (48%). Navegar na internet via smart
TV e tablets é tarefa para 24% e 15%, respectivamente, dos jovens.
“A Geração Z
não está apenas crescendo cercada pela tecnologia, mas sua visão de mundo e a
maneira como constroem relacionamentos e interagem com o meio à sua volta
parecem passar cada vez mais pelo uso de aparelhos móveis conectados. Eles não
estão apenas ‘imersos’ no ambiente virtual, mas suas próprias vidas são, em
parte, digitais”, observa o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL), José César da Costa.
As
informações foram levantadas em uma pesquisa conduzida pela Confederação
Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito
(SPC Brasil) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae), com o objetivo de analisar o comportamento e a relação dos
jovens brasileiros da Geração Z com a tecnologia. A pesquisa integra o convênio
Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), firmado entre o Sistema CNDL e o Sebrae, e
pretende coletar insumos para a proposição de políticas públicas que contribuam
com a melhoria do ambiente de negócios no país e, consequentemente, apoiem o
desenvolvimento do varejo.
Internet é o meio mais utilizado para ficar informado
sobre as notícias, mas compras ainda são concentradas nas lojas físicas
O ambiente
on-line é o preferido da Geração Z, não apenas para buscar todo tipo de informação,
mas também para estar em dia com as relações sociais e ampliar o círculo de
amizades, bem como para lidar com compromissos financeiros.
Assim, em
comparação ao meio físico, a internet é mais frequentemente utilizada para
ficar informado sobre as notícias em geral (87%), buscar informações sobre
produtos e serviços (82%), manter o contato com amigos e familiares (72%),
conhecer pessoas (66%), fazer transações bancárias e pagar contas (58%) e fazer
cursos (52%). As aquisições em geral, incluindo itens como roupas, sapatos e
eletrônicos, contudo, ainda são feitas em sua maioria nas lojas físicas (58%).
“As redes
sociais têm um importante papel de divulgação das informações sobre marcas,
incluindo seus serviços, contatos, localização e recomendações. No meio desse
mundo de usuários conectados, é preciso saber onde estão aqueles com quem a
marca deseja realmente dialogar.”, acrescenta Costa.
Sites e aplicativos são os principais canais de compra
on-line
A pesquisa
também buscou entender como se comportam os jovens brasileiros desta nova
geração em relação ao consumo. No que diz respeito às compras feitas pela
internet, os meios mais utilizados são os sites de redes varejistas (61%),
aplicativos (52%), redes sociais (31%) e o WhatsApp (26%). Os itens mais
frequentemente adquiridos na internet pelos jovens são roupas, sapatos e
acessórios (51%), eletrônicos (45%), livros (35%), jogos eletrônicos (32%),
maquiagem cosméticos e perfumes (30%) e eletrodomésticos (26%).
97% dos jovens da geração Z utilizam redes sociais.
Principais motivos são contato com familiares e amigos e se manter informado
O
levantamento mostra que as redes sociais também servem como espaço de
socialização e busca de informações variadas: 97% da Geração Z usam alguma rede
social, com destaque para o WhatsApp (82%), o Facebook (79%), o YouTube (78%) e
o Instagram (73%).
Dentre os
principais motivos para utilizá-las estão manter contato com amigos e
familiares (59%), ficar informado sobre notícias de assuntos diversos (54%),
buscar informações sobre produtos e serviços (40%) e fazer amizades (32%).
Dividir
momentos do dia-a-dia pela internet também é um hábito comum dos jovens: 84%
daqueles que estão presentes em redes sociais admitem o costume de compartilhar
conteúdo em seus perfis, sendo que 45% compartilham fotos e vídeos pessoais,
42% fotos e vídeos de terceiros que tenham gostado e 34% fazem posts pessoais.
“A internet
tem contribuído para democratizar o acesso ao conhecimento e as redes sociais
potencializam o alcance das informações, promovendo interações entre as
pessoas, troca de experiências, a oportunidade de se expressarem e também de
consumirem com mais facilidade e comodidade. Os jovens estão na vanguarda dessa
transformação e vem moldando novos padrões de comportamentos, que todos acabam
aderindo mais tarde. Grupos de mídia, varejistas, propagandistas ou até mesmos
setores da educação, todos precisam se adaptar aos novos tempos”, afirma Costa.
Metodologia – A pesquisa ouviu 801
jovens brasileiros, com idade entre 18 e 24 anos, residentes em todas as
capitais. Homens e mulheres pertencentes a todas as classes econômicas e
escolaridades.
Fonte/Texto:
CDL-Campos dos Goytacazes