Alunos da rede pública municipal passarão por triagem para detecção de suspeita de alterações auditivas
A prefeitura de Iguaba Grande,
por meio da secretaria de Educação, inicia, nesta quarta-feira (19), a primeira
etapa do Projeto “Escutando para Aprender”. O programa tem o objetivo de
realizar uma triagem com os alunos da rede pública municipal que apresentem
algum tipo de problema auditivo.
Serão contemplados, aproximadamente,
360 alunos do primeiro ano, que passarão pela triagem com os profissionais do
Centro Pedagógico de Apoio Multidisciplinar (CEPAM), através da indicação da
equipe escolar, que sinalizará estudantes que apresentem alguma alteração nas
linguagens e socialização.
“O objetivo é identificar se
existe algum tipo de alteração auditiva que esteja interferindo no processo
educacional da criança, proporcionando uma intervenção precoce para evitar
prejuízos educacionais.” Explicou a Coordenadora do CEPAM, Vânia Marinho.
Todos os estudantes
identificados na triagem serão encaminhados, com data marcada, para o Centro
Geriátrico para a realização do exame de audiometria e imitanciometria.
Para o secretário de Educação,
Jales Lins, essa é mais uma importante ação da gestão municipal. “Estamos com o
olhar voltado para os nossos alunos e para o seu bem-estar, por isso, em
conversa com a equipe do CEPAM, criamos esse projeto a fim de evitar danos ao
processo educativo do aluno”. Comentou, Jales.
O projeto continuará ao longo
do ano até atender todos os alunos da rede pública municipal.
Fonte: Prefeitura de Iguaba
Grande-Assessoria de Comunicação
Texto: Bárbara Ximenes