Aumento será forte no comércio voltado para vestuário, esporte e brinquedos
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos-
CDL-, Edvar de Freitas Chagas Jr. estimou que um aumento na venda do Dia das
Crianças no próximo dia 12 de outubro entre 10 e 15% nos segmentos de
brinquedos, vestuários e outros.
- As datas que marcam o calendário do comércio deste ano
tiveram sim um aumento em percentuais acima de dois dígitos em relação a 2021.
Não temos dúvida de que isso vai acontecer no dia 12, o que mostra que teremos
um final de ano de grande expectativa para o comércio já que os indicadores da
economia são favoráveis- disse Edvar Júnior.
Em um cenário nacional o Dia das Crianças deve movimentar
R$ 13,68 bilhões no comércio (o valor estimado é maior do que o ano passado,
que foi de 10,93 bilhões). É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação
Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito
(SPC Brasil) em todas as capitais. De acordo com o levantamento, 73% dos
consumidores brasileiros devem ir às compras para presentear as crianças.
Em média, os consumidores pretendem comprar 2,2 presentes
e gastar cerca de R$241,60 na compra (com aumento de R$ 42 em relação a 2021.
De acordo com o levantamento, entre os entrevistados que vão comprar presentes,
mais de um terço
(44%) pretende gastar o mesmo valor que no ano passado e
17% têm a intenção de gastar menos. Já 29% pretendem gastar mais do que no Dia
das Crianças de 2021.
A maioria pagará os produtos à vista (79%) e 43% planejam
pagar parcelado. As principais formas de pagamento serão: cartão de crédito
parcelado (39%), PIX (35%), cartão de débito (34%) e dinheiro (34%). Entre os
que irão parcelar o pagamento das compras, o número médio de parcelas será de
3,8 prestações.
O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca a
importância de o consumidor tentar priorizar o pagamento à vista. “Vivemos um
momento delicado do país em relação ao endividamento das famílias. O pagamento
integral no momento da compra pode ser importante para o orçamento,
principalmente diante de um desemprego elevado e um cenário onde consumidor
deve evitar compromissos financeiros de longo prazo”, afirma.
A data representa a última festa comemorativa antes do
Natal e, por isso, dá ao mercado de consumo as primeiras impressões de como
será o desempenho das vendas no final do ano. “Existe sempre uma expectativa
por parte do comércio em relação ao Dia das Crianças, uma vez que a data
sinaliza tendências dos consumidores e preferências de compras. O setor passou
por dois anos duros e agora conta com as vendas da data para compensar as
perdas dos últimos tempos”, explica o presidente da CNDL.
Fonte/Texto: CDL-Campos dos Goytacazes