A Prefeitura de São Pedro da Aldeia,
por meio da Secretaria Adjunta de Cultura, vai promover o Fórum Municipal de
Cultura com representação de todos os segmentos artísticos do município.
A proposta é construir coletivamente e de forma democrática o Plano
Municipal de Cultura.
O Fórum acontecerá em quatro etapas,
com eixos temáticos e rodas de conversa.
Os encontros acontecerão nos dias 14,
16, 21 e 23 de agosto, no Cine Estação, das 18h às 20h.
De acordo com a secretária adjunta de
Cultura, Edlúcia Marques, o objetivo do Fórum é alinhar diretrizes para os
próximos 10 anos de Políticas Públicas voltadas à Cultura no município, por
meio do Plano Municipal de Cultura. “Estamos vivendo um momento único em São
Pedro da Aldeia, que são os 400 anos de história. Precisamos alinhar
democraticamente o que queremos para a nossa cultura e traçar as diretrizes em
fóruns é uma forma de buscar nos segmentos artísticos as demandas da cidade. A
participação de todos os nossos artistas e artesãos fará a diferença na
conclusão do Plano Municipal. Estamos ansiosos para decidirmos juntos o futuro
da cultura de São Pedro da Aldeia”, afirmou.
Dividida em quatro dias, a
programação prevê a discussão de dois eixos temáticos por encontro. No dia 14
de agosto, será feita uma apresentação sobre a importância e relevância do
Plano Municipal de Cultura, além da discussão sobre os eixos “Cultura e
Cidadania” e “Cultura, Diversidade, Patrimônio e Memória”. O segundo encontro,
em 16 de agosto, vai abordar “Cultura, Educação e Juventude” e “Cultura e
Desenvolvimento Sustentável”.
No dia 21 de agosto, os participantes
discutirão “Gestão da Cultura” e “Financiamento da Cultura”. Já a programação
do último dia, 23 de agosto, prevê as apreciações e conclusões finais para a
segunda Conferência de Cultura de São Pedro da Aldeia.
Segundo a secretária adjunta, durante
o evento será feita uma minuta para ser apresentada na segunda Conferência
Municipal.
O Cine Estação está localizado na Rua
Francisco Santos Silva, s/nº, no Centro, ao lado da Guarda Municipal.
Fonte: Assessoria de Comunicação-Prefeitura de São Pedro da Aldeia
Texto: Gabrielly Costa