quarta-feira, 30 de agosto de 2017

ARARUAMA-O RETRATO DE UMA GESTÃO

Existem diversos indicadores para  se avaliar o desempenho  do executivo municipal.















Alguns deles  passam pelo   atendimento de exigências legais já que os municípios têm competências institucionais  definidas. Aí se inclui a elaboração do Plano Plurianual Municipal-PPA.

O Plano  tem por objetivo a identificação das necessidades do município e dos esforços necessários para a execução de ações que visem seu atendimento, além de sua integração com o PPA Federal e Estadual.

Convém ressaltar que o PPA Municipal tem sua vigência a partir do segundo ano de mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte.

Alguns outros indicadores se baseiam na  identificação de   iniciativas da Prefeitura em adotar ações que visem atender  às reais necessidades do município( que devem fazer parte do PPA) e, no cumprimento de promessas feitas.

Isto pode ser aferido de diversas maneiras. Pela constatação do que está sendo feito em cada bairro e, no município de maneira geral e, em outras ações do executivo municipal.

O resultado desta percepção pode gerar controvérsias já que é normal que, em algumas situações,  as pessoas tenham entendimento diferente para a mesma situação.

Entretanto há evidências que não podem ser contestadas.

No caso do governo da Sra. Livia Bello, além de fatos já comentados em matérias anteriores, outros fatores também não podem ser contestados.

Refiro-me ao que vem sendo divulgado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura  e o que se tem noticiado na mídia.

A  mais recente informação que recebemos da Assessoria de Comunicação foi no dia 29 de agosto, e diz respeito  a inauguração da estufa e do Laboratório em São Vicente. A anterior, data de 18 de agosto, ou seja, 11 dias atrás. Mesmo assim, a matéria diz respeito a “famosa” pesquisa feita pelo Instituto Tiradentes. Intervalos como este  têm sido constantes.

Com relação à exposição na mídia local, algumas delas, que segundo se comenta, nutrem simpatia pela atual gestão, vem noticiando, em sua maioria, matérias  transcritas de  outras publicações, quase sempre  da esfera policial. Pouco ou quase nada se tem falado das “realizações” da atual gestora municipal.

Outro parâmetro são as matérias publicadas no G1, relativas à Araruama. Também, em sua quase totalidade, as notícias dizem respeito a área policial. O mesmo, entretanto,  não se observa com relação a outros municípios vizinhos.

É óbvio que se não se noticia é porque nada, ou quase nada,  vem sendo realizado pela prefeita de Araruama.

Quanto as promessas, várias delas, até o momento não aconteceram: a redução de secretarias/polo turístico de Praia Seca/ reabertura do Teatro Municipal, etc.

Gerson Tavares de Nader