terça-feira, 8 de agosto de 2017

ARARUAMA-RETROCESSO CULTURAL

No dia 30 de julho o JORNALISTA Álvaro Ricardo Gonçalves, comentou em uma das divulgações deste blog no facebook, que realmente estamos muito atrás de outros municípios na área de Cultura.







Esta afirmativa, ratifica a matéria que publicamos sob o título ARARUAMA-...E A CULTURA??

Este retrocesso teve início na desastrada gestão do Sr. Miguel Jeovani.


Entretanto, há alguns anos, o cenário era outro.

Refiro-me ao período de 2009 a 2012. Com relação aos anos anteriores não tenho como avaliar já que não tive a oportunidade de acompanha-los.

No período de 2009 a 2012, o responsável pela Cultura em nosso município era o Sr. Ricardo Adriano.

Mesmo não contando com recursos tão generosos, e, com as limitações que isto acarreta, conseguiu movimentar a cultura em Araruama, através de eventos diversificados e constantes.

Mensalmente os eventos eram divulgados, com antecedência, através de uma Agenda Mensal, no site da Prefeitura.

Sua gestão fez por merecer a matéria que publicamos no jornal A Tribuna da Cidade, no dia 19 de novembro de 2012, ao final de sua gestão.

Nesta matéria poder-se-á ter a dimensão do trabalho por ele realizado.
































Um outro fato demonstra de forma incontestável o retrocesso e a estagnação da Cultura em nosso município.

No dia 1 de agosto, divulgamos matéria com o título SÃO PEDRO DA ALDEIA – FORUM PARA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA

Nela consta que a partir de 14 de agosto, aquele município estará iniciando as ações para a implantação do Plano Municipal de Cultura.

Pois bem, este Plano foi totalmente implantado em Araruama em dezembro de 2012, pelo então Secretário de Cultura. Ou seja, há 05 anos atrás.

Graças a isto, nosso município foi um dos primeiros a implantá-lo, em todo o Estado.

O Plano Municipal de Cultura faz parte do Sistema Nacional de Cultura, que, por sua vez, faz parte das metas e ações do Plano Nacional de Cultura (PNC) que estabelece diretrizes e ações de incentivo à cultura.

Seu objetivo é organizar as políticas culturais de forma descentralizada, dando continuidade a elas independentemente de mudanças de governantes. Também visa a possibilitar mecanismos de gestão e de investimento na cultura mais transparentes, por meio do controle social dos recursos e das políticas implementadas e promover a universalização do acesso a bens e serviços culturais e o fomento à produção.

Pelo que vem ocorrendo no início da atual gestão, parece, que a atual situação só tende a persistir. Vamos torcer para que nossa percepção esteja equivocada.

Em qualquer atividade, 03 fatores são fundamentais para que se obtenha sucesso: vocação, criatividade e vontade. 

Lamentavelmente, em todas as esferas, inclusive federal, via de regra, o governante não está preocupado com a competência.

Fingem desconhecer que só um quadro qualificado pode contribuir para o sucesso de sua gestão. Ao invés disto, preferem, de uma maneira geral, alguns assessores com outros “atributos”.

E aí.....

Finalizando, gostaria de agradecer a maneira cordial e a boa vontade demonstradas pela funcionária Jaqueline Carvalho das Flores, lotada na Secretaria da Câmara Municipal de Araruama.


Graças a estas qualidade e a sua pesquisa, foi possível identificar todas as Leis criadas para a implantação do Plano Municipal de Cultura em Araruama.

Gerson Tavares de Nader