Projeto oferece exames de mamografia e ultrassonografia em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, vai ampliar o acesso das mulheres aldeenses a exames preventivos essenciais, como mamografias e ultrassonografias. A Unidade Móvel de Saúde da Mulher estará no município a partir da próxima segunda-feira (18/08) e ficará até o dia 23 de agosto, estacionada na Praça Agenor Santos (Praça da Igreja Matriz), no Centro, com atendimentos gratuitos das 8h às 17h.
As ultrassonografias serão feitas mediante agendamento
prévio pela Regulação Municipal. Já as mamografias não exigem agendamento e
serão oferecidas exclusivamente para mulheres a partir de 40 anos, seguindo as
recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia. Serão distribuídas 70
senhas por dia, por ordem de chegada. A ação é fruto de uma parceria entre a
Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde.
Para realizar os exames, é necessário apresentar
documento de identidade com foto, cartão do SUS, comprovante de residência e,
caso possua, o pedido médico original. Além dos atendimentos, no dia 21 de
agosto será promovido um ciclo de palestras voltado à saúde e ao bem-estar da
mulher. A programação abordará temas como prevenção do câncer de colo do útero,
violência contra a mulher e violência obstétrica.
“É muito importante que as mulheres aldeenses participem
desta ação, que tem como objetivo promover a prevenção, o diagnóstico precoce e
o acesso à informação de qualidade”, destacou a Secretária de Saúde, Maria
Márcia Sampaio Fontes.
Serviço – Unidade Móvel da Saúde da Mulher
Período: 18 a 23 de agosto
Horário: 8h às 17h
Local: Praça Agenor Santos (Praça da Igreja Matriz), Centro – São Pedro da
Aldeia
Exames oferecidos: Mamografia e ultrassonografia
Público-alvo:
Mulheres com exames de ultrassonografia
agendados pela Regulação Municipal
Mulheres a partir de 40 anos para realização de
mamografia (70 senhas diárias)
Fonte/Texto: Prefeitura de São Pedro da Aldeia-Assessoria
de Comunicação
