Dados da nova pesquisa CNDL/SPC Brasil
Em Campos, vitrines
atrativas e boas promoções podem ser decisivas - 33% dos consumidores valorizam
descontos e 36% se encantam por uma boa exposição de produtos. CDL destaca o
potencial de vendas com o feriado de quarta-feira.
A chegada do Dia dos Pais promete
movimentar o comércio de Campos dos Goytacazes, e os dados da nova
pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e
do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, ajudam a traçar um
panorama do que esperar para este ano.
Entre os produtos mais procurados pelos consumidores
estão roupas (44%), perfumes e cosméticos (34%) e calçados
(31%) — categorias que reúnem funcionalidade, apelo emocional e ótimo
potencial de venda para os lojistas campistas.
Segundo especialistas, esse comportamento revela um
consumidor que busca presentear com itens úteis, mas que expressem afeto. Em
Campos, onde o comércio de rua ainda tem força e muitos clientes valorizam o
atendimento próximo e personalizado, esse é o momento ideal para os lojistas se
destacarem.
E uma grande oportunidade extra surge nesta
semana: a próxima quarta-feira (06/08) será feriado municipal em
Campos dos Goytacazes, mas o comércio está autorizado a funcionar
conforme previsto em Convenção Coletiva do Trabalho e divulgado pelo
SINDIVAREJO. A CDL recomenda que os lojistas aproveitem a data,
que será ponto facultativo para muitas pessoas, para criar ações
promocionais especiais voltadas ao Dia dos Pais, que acontece no domingo
seguinte. Com mais consumidores de folga e circulando, há um excelente cenário
para atrair público e antecipar as vendas.
O ticket médio estimado para o período é
de R$ 255, com 45% dos consumidores planejando comprar
apenas um presente. A oportunidade para os comerciantes está em estimular
compras combinadas e aumentar o valor da sacola. Combos
criativos, como camisa e cinto, ou perfume com nécessaire, kits prontos e
brindes temáticos podem ajudar a elevar o faturamento e a percepção de valor.
Promoção, vitrine e experiência contam muito
Ainda segundo a pesquisa, 33% dos consumidores
valorizam promoções e 36% são impactados diretamente por
vitrines bem elaboradas. Em um centro comercial como o de Campos, com alta
circulação especialmente na região do Pelourinho, no Calçadão e nos
shoppings, a ambientação da loja pode ser um diferencial competitivo.
Vale investir em vitrines que contem histórias — com
estilos diferentes de pais, frases emotivas e sugestões de kits. As promoções
devem ser claras, visíveis e replicadas nos canais digitais, como o WhatsApp e
Instagram, que são muito utilizados pelos comerciantes locais.
Mesmo para quem pretende comprar apenas um item, kits
com bom custo-benefício, descontos progressivos e brindes exclusivos podem
incentivar uma compra mais completa. Quando o cliente percebe que investir um
pouco mais oferece um presente mais marcante, a decisão fica mais fácil.
Comércio local tem vantagem competitiva
Diante da concorrência com grandes redes e e-commerces,
os pequenos e médios lojistas de Campos têm a seu favor o atendimento
personalizado, a agilidade na entrega e a proximidade
com o cliente.
Dicas práticas para o comércio local neste Dia dos Pais:
- Aproveite
o feriado de quarta-feira para abrir com promoções especiais;
- Use
suas redes sociais para mostrar sugestões de
presentes e interagir com os clientes;
- Ofereça
retirada rápida ou entrega no mesmo dia, algo muito
valorizado por quem deixa a compra para a última hora;
- Aposte
em parcerias entre comércios vizinhos: uma loja
de roupas pode se unir a uma barbearia ou cafeteria e criar promoções
cruzadas;
- Capriche
nas vitrines, criando ambientes afetivos que
despertem identificação.
O varejo campista que souber aproveitar os desejos do
consumidor e entregar mais valor na experiência, atendimento e produto certamente
sairá na frente neste Dia dos Pais.
Fonte/Texto: CDL-Campos dos Goytacazes