Inscrições online
Os agentes culturais de São Pedro da Aldeia têm um
encontro importante na próxima semana. Nos dias 18 e 19 de agosto (segunda e
terça-feira), das 17h às 20h, o Teatro Municipal Dr. Átila Costa será palco da
5ª Conferência Municipal de Cultura. Com o tema “Democracia e Direito à
Cultura: aprofundando as discussões”, o evento será um espaço para propor,
debater e deliberar sobre políticas públicas para o setor, em conformidade com
o Decreto Municipal nº 088/2025. A conferência será
coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura.
O secretário de Cultura, Thiago Marques, destaca que, de
acordo com a Lei Municipal nº 3.124/2019, é necessário que pelo menos 30% dos
agentes culturais cadastrados no Mapeamento Cultural participem da conferência
para que ela tenha validade legal. “O encontro será um momento decisivo para o
fortalecimento da cultura municipal, proporcionando um espaço democrático de
debate e construção coletiva das políticas públicas culturais. A presença de
cada agente é essencial para garantir decisões legítimas e representativas”,
disse.
Durante a conferência, os participantes poderão discutir
temas relevantes para o setor, defender seus segmentos artísticos e culturais,
além de participar da eleição de representantes da sociedade civil para
composição do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Os interessados
poderão se inscrever como eleitores, com direito a votar nos representantes do
Conselho, ou como candidatos, concorrendo a uma vaga de conselheiro para
representar seu segmento artístico-cultural.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por
meio dos formulários disponíveis no site da Secretaria de Cultura (clique AQUI). No endereço eletrônico também estão disponíveis
o material de apoio, regimento e demais documentos da conferência. Clique aqui
para acessá-los.
As cadeiras para o CMPC, contemplam diferentes segmentos
artísticos e expressões culturais, incluindo cultura indígena, afro-brasileira,
quilombola e LGBTQIA+. O credenciamento para a conferência será feito
presencialmente, com início às 16h, nos dois respectivos dias. Os participantes
com presença mínima de seis horas terão direito a certificado emitido pela
Prefeitura.
A Comissão Organizadora do evento é formada de maneira
paritária por membros da sociedade civil e do poder público, conforme Portaria nº 04/SEMUC, publicada em 15 de julho. As
estratégias definidas nos grupos de trabalho temáticos estão sendo encaminhadas
para deliberação em plenária final e integrarão o relatório oficial que será
enviado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC RJ), à
Alerj e ao Ministério da Cultura.
Fonte: Prefeitura de São Pedro da Aldeia-Assessoria de
Comunicação
Texto: Carolina Barreto