Servidores foram designados para ouvir moradores, levantar demandas e informar sobre intervenções nas localidades
A Secretaria de Infraestrutura e Obras do Governo do Estado do Rio de
Janeiro (Seinfra-RJ) quer estar cada vez mais perto dos moradores, ouvindo as
necessidades, registrando as demandas e divulgando os impactos que podem ser
causados no entorno de cada obra, além dos benefícios para a região. Para
intermediar esta relação com as comunidades é que foi criada a equipe de
Projetos Especiais, setor vinculado à Subsecretaria de Projetos Especiais da
Seinfra.
De acordo com o subsecretário de Projetos Especiais, Luciano Luiz Moreira, para desenvolver um papel estratégico de apoio operacional junto às comunidades, a equipe faz visitas, reuniões, detalhamento das informações de cada obra, cadastramentos, entre outras atribuições.
Recentemente a equipe esteve na comunidade da Rocinha, fazendo um levantamento de necessidades junto aos moradores, na entrega das chaves das novas unidades do condomínio Bella Vista, em Vargem Alegre, Barra do Piraí, onde conversaram com os novos moradores, e em Vila Camarim e bairros vizinhos, em Queimados, para explicar os impactos que serão causados nas obras de pavimentação em concreto usinado, ação que será realizada em parceria com a prefeitura.
Também em Queimados, a equipe esteve, recentemente, nos bairros Luiz de Camões para identificar o espaço que ficará o canteiro de obras e o almoxarifado central da obra que será iniciada em breve na região. E nos bairros Jardim da Fonte e Eldorado, onde estão em andamento obras de infraestrutura e construção de unidades habitacionais.
“O secretário Max Lemos trabalha com planejamento e quer, antes de tudo, saber das demandas da população. É assim quando chegamos na casa de alguém. É aquela pessoa que vive ali, que sabe o que mais precisa. Por isso, esta equipe atua antes das políticas públicas serem implementadas. Ter boa convivência em comunidade é um requisito fundamental”, explicou o Subsecretário de Projetos Especiais, Luciano Luiz Moreira.
Ainda de acordo com o gestor, “após um mapeamento e planejamento, eles vão ouvir moradores, comerciantes e lideranças comunitárias para que estes possam apontar as demandas que devem ser tratadas com prioridade. As demais subsecretarias são responsáveis pela execução das intervenções, mas é a subsecretaria de Projetos Especiais que faz a relação com as comunidades. As nossas equipes também atuam durante e depois das obras, um trabalho essencial para a secretaria”, ressaltou.
Apesar de ser vinculada a uma subsecretaria, a equipe de Projetos Especiais atua como suporte às subsecretarias de Habitação e Projetos e Obras.
“O governador Cláudio Castro vai lançar um grande programa de habitação de interesse social, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras e suas empresas vinculadas, que será o maior da história do estado do Rio de Janeiro. E estamos nos preparando em todas as frentes de trabalho. A equipe de Projetos Especiais, por exemplo, tem sido importante no suporte do trabalho técnico social, especialmente no relacionamento com os territórios vulneráveis, entre outras demandas”, destacou o subsecretário de Habitação, Allan Borges.
“No suporte à secretaria de Projetos e Obras, esta equipe é fundamental para comunicar à população que será atendida, esclarecer quais serão as intervenções que serão realizadas na localidade, orientar, instruir, cadastrar as necessidades, ouvir as demandas da população e fazer com que as obras não sejam apenas um projeto arquitetônico, mas humanizado. E durante as obras trazer as eventuais reclamações que estas obras podem estar causando, pois toda obra tem impacto na localidade, e fazer este feed back. O pilar desta equipe para a subsecretaria de Projetos e Obras é a comunicação com as comunidades, que receberão o maior investimento dos últimos anos”, completou o subsecretário Pedro Ramos.
A Secretaria de Infraestrutura e Obras trabalha não somente em obras estruturantes, como também na construção de prédios públicos, viadutos, encostas, áreas de lazer, pavimentação de vias, construção e reforma de unidades habitacionais, entre outros.
Fonte/Texto: Ascom SEINFRA/RJ-Assessoria de Comunicação Social