Guarda Ambiental aldeense realiza o resgate de animais silvestres e deve ser acionada
Com a proximidade da primavera, que começa no dia 22 de setembro, espécies nativas silvestres entram no período reprodutivo. Muitos desses animais vivem próximos a centros urbanos e, nesta época, tornam-se mais lentos e vulneráveis por cuidarem de seus filhotes. Esse é o caso dos gambás, marsupiais vistos com frequência em áreas residenciais e comerciais de São Pedro da Aldeia.
No último mês, de acordo com a Guarda Ambiental, foram realizados 21 resgates no município aldeense. Do total, sete fêmeas eram mães com seus filhotes e quatro ocorrências atenderam filhotes órfãos. Por se tratar de um animal com hábitos noturnos, é comum que circulem durante a noite em busca de árvores frutíferas e até lixeiras com material orgânico acessível. Os gambás em boas condições de saúde são devolvidos à natureza em locais mais afastados da área urbana.
Eles podem não ter uma beleza padrão, mas a aparência não é motivo para cara feia. A Secretaria de Meio Ambiente ressalta que esses animais não são nocivos aos seres humanos, pelo contrário. Eles possuem valor ecológico, já que ajudam a disseminar sementes, e colaboram para o controle populacional de pequenos invertebrados considerados pragas, como baratas e carrapatos. As maiores defesas desse marsupial são fingir-se de morto e exalar o tão temido cheiro desagradável.
De acordo com Thaian Carvalho, agente da Guarda Ambiental, os gambás adultos frequentemente sofrem ataques de cães, atropelamentos e violência gratuita por parte das pessoas, o que faz com que filhotes também sejam resgatados desacompanhados. “Algumas vezes os filhotes estão órfãos. As mães morrem após ataques de cães e somos acionados para o resgate da cria”, disse.
Com consciência da importância desses
marsupiais, é possível que a população conviva amigavelmente com a espécie. O
cidadão que encontrar um animal silvestre ferido ou em situação de perigo deve
acionar a Guarda Ambiental do município por meio do telefone 153. Animais
silvestres são protegidos por Lei Federal (Lei 9.605/1998) e devem ser respeitados.
Fonte: Prefeitura de São Pedro da Aldeia-Assessoria de Comunicação
Texto: Larissa Siqueira