Secretaria Adjunta de Defesa do Consumidor esclarece que não envia e-mails com links para consultas de processos e denúncias
O Procon Cabo Frio alerta para a possível atuação de
quadrilhas de golpistas, que tem usado o nome da instituição para lesar vítimas
em outros lugares do Brasil. Em estados como São Paulo, Espírito Santo, Santa
Catarina, Mato Grosso e Rondônia, há relatos de que empresas e consumidores
receberam mensagens por e-mail, com links suspeitos, para supostas consultas a
processos e denúncias.
Em conformidade com o Procon Estadual, a Secretaria
Adjunta de Defesa do Consumidor de Cabo Frio informa que não envia mensagens
aos fornecedores com links para consultas a respeito de reclamações realizadas
por consumidores junto aos canais de atendimento. O Procon também esclarece que
não solicita a presença de fornecedores para simples esclarecimento sobre as
notificações, e sim para audiências com notificação oficial.
O órgão destaca ainda que toda e qualquer comunicação
encaminhada às empresas reclamadas conterá notificação oficial que, além dos
dados relativos à reclamação consumerista, possui informações legais para
apresentação de resposta. Do mesmo modo, caso haja fiscalização, o fornecedor
receberá, no próprio local, cópia do auto ou, posteriormente, notificação
oficial da autarquia com instruções para apresentação de defesa.
Em relação aos consumidores, o Procon Cabo Frio esclarece
que as denúncias devem ser reportadas apenas pelos canais de atendimento, nas
duas sedes, das 9h às 17h, na Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, no Braga, e
Rodovia Amaral Peixoto, Bloco B, Sala 4, shopping UnaPark, em Tamoios. O
contato também pode ser feito pelos e-mails procon@cabofrio.rj.gov.br e
procontamoios@cabofrio.rj.gov.br.
O Procon reforça que não envia links e mensagens por e-mail ou WhatsApp.
Fonte/Texto: Prefeitura de Cabo Frio-Secretaria Adjunta
de Comunicação