Servidor público virtual e inteligente possibilita a emissão de documentos pelo celular e computador, entre outros serviços
A população de São Pedro da
Aldeia agora conta com o “Pedrinho”, um assistente virtual que atende pelos
aplicativos de mensagens instantâneas no número (22) 99776 0633 e por um chat
no site oficial (www.pmspa.rj.gov.br).
Recebendo mensagens de texto, áudio e imagens pelo WhatsApp e Telegram, “Pedrinho”
vai auxiliar cidadãos, contribuintes e servidores municipais em demandas
administrativas e de forma automatizada.
O prefeito Fábio do Pastel
falou sobre a iniciativa. “Nosso objetivo é modernizar os sistemas adotados no
município de forma a facilitar, cada vez mais, o atendimento e o acesso do
cidadão aos nossos serviços. É uma ferramenta que vai beneficiar nosso
servidor, o morador e as pessoas que precisam resolver questões burocráticas em
nosso município. Tudo é feito com muita segurança e responsabilidade”,
explicou.
Um dos destaques da ferramenta
é a compreensão de dados por meio de fotos. Dessa forma é possível, por
exemplo, fazer uma solicitação de IPTU ou de contracheque a partir de uma foto
do documento anterior. O recebimento de mensagens de voz visa facilitar o
atendimento a pessoas com diferentes necessidades.
O cidadão pode solicitar ao
atendente a segunda via do IPTU, ajuda com alvará, extrato de dívidas,
certidões diversas, ISS autônomo, consulta a documentos protocolados, número de
CEP e informações sobre linhas de ônibus, entre outros serviços. Já os
servidores podem ter acesso aos contracheques, informes de rendimento, cadastro
funcional e ficha financeira.
Para ter acesso aos serviços,
é necessário cadastrar o número de telefone e aceitar o termo de uso que é
enviado durante o primeiro contato com o servidor público virtual. “Pedrinho”
apresenta opções de atendimento para o cidadão e/ou contribuinte, fornecedor da
Prefeitura e servidor público, além de informações turísticas, dados de saúde e
transparência, entre outros.
Fonte/Texto: Prefeitura de São Pedro da Aldeia-Assessoria
de Comunicação