domingo, 20 de novembro de 2022

CAMPOS DOS GOYTACAZES-COVID-19:INÉRCIA

A população precisa ser orientada










No dia 04 de novembro, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde  (SUBVAPS), enviou oficio aos 92 municípios do estado, alertando para a importância de aumentarem a oferta de teste rápido para a Covid-19.LINK

O Ofício, ressalta, também, a importância da manutenção da Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19, com a aplicação das doses de reforço.

Além do ofício, a SUBVAPS enviou nota técnica Nº 23/2022 com as atualizações das recomendações e orientações do Ministério da Saúde. Dentre elas, a testagem de casos de síndrome gripal, distanciamento físico e o uso de máscaras.

As recomendações ocorreram por conta do aumento na taxa positiva dos testes, ocorridas em diversos países e no Brasil.

Após o ofício da SUBVAPS, foram publicadas, na mídia, diversas matérias mencionando o aumento de casos. Elencamos as mais recentes:

 

16 de novembro

-subsecretário Rodrigo Carneiro, da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Proteção da Saúde, de Campos, informa que o município voltou a registrar aumento da taxa de positividade-Site Folha1.

17 de novembro

-Fiocruz reforça recomendação de máscaras em locais fechados-site da Fiocruz.

 

18 de novembro

-Anvisa vai analisar retomada de medidas restritivas por causa do repique da Covid. Informação do blog Lauro Jardim- site O Globo.

-Governo do Espírito Santo informa que Estado vive nova onda da covid-19 e recomenda uso de máscara. site G1.

-Fiocruz registra aumento de casos nos Estados das Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo-site CNN Brasil.

19 de novembro

-aumento de mais de 300% do números de casos, em todo o Estado do Rio de Janeiro-site O Globo/Rio.

-em uma semana, Campos registra 70 novos casos. Novas regras serão discutidas amanhã (21/11). site Folha1.

Conforme se observa, somente 17 dias após as recomendações da Secretaria de Saúde do Estado, e com o aumento de casos, é que a Secretaria de Saúde de Campos irá reavaliar o assunto.

Matéria finalizada às 06:07h.

 

Gerson Tavares de Nader