domingo, 13 de novembro de 2022

ARARUAMA-COVID-19: RECOMENDAÇÕES

É preciso orientar a população!










No dia 04 de novembro, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde  (SUBVAPS), enviou oficio aos 92 municípios do estado, alertando para a importância de aumentarem a oferta de teste rápido para a Covid-19.LINK

O Ofício, ressalta, também, a importância da manutenção da Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19, com a aplicação das doses de reforço.

Além do ofício, a SUBVAPS enviou nota técnica Nº 23/2022 com as atualizações das recomendações e orientações do Ministério da Saúde. Dentre elas, a testagem de casos de síndrome gripal, distanciamento físico e o uso de máscaras.

As recomendações ocorreram por conta do aumento na taxa positiva dos testes, ocorridas em diversos países e no Brasil.

Após o ofício da SUBVAPS, foram publicadas diversas matérias sobre o assunto. Elencamos algumas:

10 de novembro

-matéria publicada no site G1, informa que o estado de São Paulo, teve um aumento de 56% em internações na UTI, por conta da Covid-19;

-segundo o mesmo site, a Fiocruz identificou alta dos casos de Covid em quatro estados: RJ, SP, AM e RS;

-publicação no site da TV Cultura, informa que Universidades Públicas, de vários estados, passaram a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados e com aglomeração, como salas de aulas e refeitórios.

11 de novembro

-site da band, informa que, o governo do estado de São Paulo, voltou a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados e aglomeração;

-a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou uma nota técnica, na qual recomenda a volta do uso de máscaras, principalmente entre idosos e imunossuprimidos, como medida de proteção. Informação do site G1.

Salvo engano de minha parte, Araruama, se limitou a uma postagem da prefeita, no dia 10 de novembro, solicitando, a quem ainda não se imunizou com a 3ª. dose, que procurasse os locais informados.

...e com relação às demais recomendações? Haverá aumento de testes? Não serão divulgadas orientações à população? Qual o posicionamento da Secretaria de Saúde de Araruama, com relação a volta do uso de máscaras, nas condições declinadas?

Estão esperando a situação se agravar?

Gerson Tavares de Nader