domingo, 2 de janeiro de 2022

CAMPOS DOS GOYTACAZES-VACINAÇÃO

 Vacina contra a Influenza, recebida em 29 de dezembro, só começará a ser aplicada em 03 de janeiro 2022












De acordo com informações contidas no site da Prefeitura de Campos, no dia 30 de dezembro, foram recebidas 3.370 doses de vacina contra a gripe na noite de quarta-feira (29).

Ainda segundo a matéria, a Secretaria Municipal de Saúde irá retomar, na próxima segunda-feira (3), a imunização da população contra a doença. Os locais de imunização serão divulgados assim que concluída a logística de distribuição da vacina.LINK

Sobre o mesmo assunto e, conforme e-mail que recebemos da Assessoria de Comunicação Social, da Prefeitura de Araruama, equipe da Secretaria de Saúde, esteve na capital, em 29 de dezembro e retirou junto ao governo do Estado 1050 novas doses da vacina contra a gripe. (influenza).
Mesmo sendo insuficiente para atender o número de pessoas que precisam ser imunizadas, a vacinação teve início a partir do dia seguinte, quinta-feira (30/12). Na sexta-feira (31/12), por força do réveillon, o atendimento foi  das 09h às 13h.LINK

É óbvio que não se pode comparar a população e a extensão territorial de Campos com Araruama. Por isto a diferença da quantidade ofertada de vacinas para cada município.

Mesmo assim, confesso que não entendi, porque a vacinação só será reiniciada no dia 03 de janeiro, em razão da conclusão da logística de distribuição.

A vacinação já não vinha ocorrendo?

São divulgados diariamente pela mídia, o número de internações causadas pela gripe e suas consequências. Um exemplo é a informação contida na matéria publicada no site da CNN-BRASIL, no dia 20 de dezembro: A influenza vem ocasionando mais mortes do que a covid-19, no Rio de Janeiro.LINK

Diante destes fatos, a retomada da vacinação não teria que ser prioritária? Mesmo com adequações necessárias, em virtude da quantidade recebida, não poderia, também, ter sido iniciada no dia 30 de dezembro, a exemplo do que ocorreu em Araruama?

Se minhas considerações estiverem equivocadas,  e a Secretaria de Saúde de Campos achar por bem prestar os esclarecimentos devidos os publicarei.

 

Gerson Tavares de Nader