Antes de sair executando, é muito importante parar, entender, pensar e planejar
A Black Friday 2020 será mais desafiadora do que nunca. Isso porque o período mais relevante do ano para a indústria e o varejo acontecerá em meio à
pandemia de Covid-19, o que exigirá dos dois setores um planejamento mais agressivo, que leve em conta as barreiras que o isolamento social pode criar em relação à ida dos consumidores às
lojas.
Pensando nisso, o especialista em construção de marcas no ponto de venda, André Romero, diretor da Allis Comunicação,
elencou sete dicas fundamentais para que as empresas se preparem para o “novo normal” da Black Friday.
“Antes de sair executando, é muito importante parar, entender, pensar e planejar, pois os desafios são grandes frente a toda a situação
econômica do nosso país e da nova dinâmica de compras que se estabeleceu após o início da pandemia”, diz André.
Confira as dicas do especialista:
1 – Trabalhe com promoções reais no período.
Desde o ano passado, o Procon está com a atenção voltada ao comportamento das indústrias e redes de varejo no período que antecede a data e durante a Black Friday, de modo a
garantir que o consumidor não seja enganado por promoções fictícias, sem falar do prejuízo que isso pode trazer para sua marca com a rápida disseminação nas redes sociais
de tal comportamento;
2 – Tenha uma comunicação promocional simples
Durante a Black Friday, as pessoas se deparam com tantas promoções que se sentem confusas e entram, muitas vezes, no paradoxo da escolha, chegando até a não fecharem a compra;
3. Crie ações de ativação para gerar impulso.
Na maioria das vezes, o shopper que vai até o ponto de venda físico já iniciou sua jornada de compra e já tem em
mente o que deseja adquirir, mas se a sua abordagem for interessante, ele sem dúvida irá repensar a sua decisão prévia e pode aumentar o consumo quando estiver na loja;
4. Seja visto fora dos pontos naturais da sua categoria.
O volume de pessoas na loja sempre aumenta durante o período da Black Friday e essa é uma grande oportunidade para você capturar o shopper que foi à loja para comprar uma determinada categoria e não estava nem pensando em adquirir o seu produto;
5. Aumente a sua equipe de merchandising.
O grande ponto durante a Black Friday, e ainda mais nesse ano, é a agilidade do processo de compra e o alto giro de produtos. Por isso, a ruptura é algo que não pode existir, visto que você
precisa potencializar cada oportunidade de venda. O promotor de vendas é fundamental para a reposição, ganho de floor share e abordagem do shopper para conversão. Para aumentar os seus resultados, é fundamental que você tenha o maior número de promotores de vendas nos PDVs e para isso já existem serviços como o Allis
On Demand, que por um custo muito baixo permitem que você contrate promotores por demanda;
6. Incentive vendedores e promotores.
Mais do que nunca você precisa desenvolver uma campanha de incentivo realmente atrativa e empolgante. Esse investimento, sem dúvida, além de criar um clima de entusiasmo entre seu time, fará
com que o retorno aconteça mais facilmente;
7. Indústria e varejo, unam-se.
Essa é uma Black Friday desafiadora, mas se você, indústria, se unir com o seu canal de distribuição e desenvolverem, juntos, ações fora da caixa, pode ser
um período promissor.
Fonte/Texto: CDL-Campos dos Goytacazes