Não existe dia D para o combate ao coronavírus
Foi publicada dia 28 , no facebook, matéria informando que a Prefeitura de Araruama realizou o Dia D do controle e combate a Covid-19.
O evento ocorreu na Praça da Bíblia. Foram realizados 675 testes rápidos, desses 34 pessoas testaram positivo e receberam todo atendimento necessário.
Diariamente, somos informados o que vem ocorrendo em diversos países, com relação ao que se denominou de 2ª onda.
Em alguns deles, estão ocorrendo recordes do número de infectados e mortes. No Brasil há controvérsias se já estamos no mesmo estágio.
Controvérsias a parte, aqui também cresce o número de infectados e mortes.
Para ficar somente em nosso Estado, matéria publicada, dia 28, no site do jornal O Globo ,informa que a média móvel de mortos por coronavírus no Estado do Rio, está crescendo 80%. Até sábado haviam sido contabilizados 22.539 óbitos pela doença.
Que a iniciativa adotada no dia 28, se estenda à todos os bairros e que se promova constantemente a conscientização da população quanto ao cumprimento dos protocolos: uso de máscara, higienização, distanciamento social, etc.
Que não se repita a inércia demonstrada no início da pandemia , quando foi necessária a intervenção da Defensoria Pública para que as ações recomendadas fossem adotadas.
Em se tratando de Covid-19, não existe “Dia D”. O combate ao vírus tem que ser diário.
Gerson Tavares de Nader