Em 24 de novembro, estava programado mais um debate entre os candidatos a Prefeitura de Campos
A exemplo do evento realizado no dia 11 de novembro, o candidato Wladimir Garotinho, não compareceu ao debate ,promovido ontem, pela Terceira Via TV. A impressão que fiquei , pelas declarações da apresentadora, é que já se sabia que ele não compareceria.
Desconheço os motivos mas, pode ser que a ausência tenha ocorrido , pela impressão que se possa estar tendo de que o Grupo Terceira Via está dando tratamento diferenciado as duas candidaturas.
Posso estar equivocado mas, fico com esta impressão, ao ler a forma como foi noticiada a decisão do TRE sobre o indeferimento da candidatura do Vice-Prefeito , Frederico Paes.
Outro fato, é que ao contrário do que ocorre com o candidato Caio Vianna, não estão sendo noticiados os vereadores que apoiam a candidatura Wladimir.
Um outro possível motivo, que corrobora minha impressão, foi a forma como foi noticiado o resultado das duas últimas pesquisas.
A que favorece o candidato Caio foi publicada , em sua parte inicial, da seguinte forma:
“Pesquisa mostra Caio na frente de Wladimir para o segundo turno
Levantamento foi feito pelo respeitado Instituto Paraná e projeta vitória do candidato do PDT para prefeitura; Caio comentou pesquisa
O respeitado Instituto Paraná Pesquisas divulgou a primeira pesquisa de intenção de voto do segundo turno das eleições municipais de Campos, que mostra o candidato Caio Vianna (PDT) na frente de Wladimir Garotinho (PSD). Segundo a pesquisa, Caio tem 52,6% dos votos válidos contra 47,4% de Wladimir. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n° RJ-07084/2020.”
A realizada pelo Ibope-favorece ao candidato Wladimir- e divulgada ontem, teve a seguinte divulgação:
“Pesquisa Ibope contratada por uma rádio do Rio aponta Wladimir com 57% dos votos válidos e Caio com 43%.
A Metropolitana AM 1090 pagou R$ 57 mil pelo levantamento em um município que não tem alcance, mas não divulgou resultado no próprio site”.
O texto final é o seguinte:
”Chama atenção que a empresa contratante da pesquisa, a Rádio Metropolitana do Rio, pagou R$ 57 mil para contratar o Ibope fazer um levantamento de opinião em um município em que a rádio não tem nenhum alcance. Outro fato curioso é que um dos proprietários da rádio é Paulo Berardo Masseti, que disputou a eleição em coligação junto com Clarissa Garotinho com o número 77.555. Além disso, no próprio site da rádio www.metropolitana1090.com.br não consta a divulgação da própria pesquisa que a rádio encomendou. A Rádio Metropolitana fica localizada na Estrada Velha, na Pavuna, nº 3517, na cidade do Rio de Janeiro.”
Quaisquer que sejam os motivos, nada justifica a ausência do candidato Wladimir Garotinho. Nenhum candidato pode privar a população de conhecer , em qualquer meio, seus projetos.Assim como, todo órgão de imprensa deva ter todos os cuidados possíveis para não gerar interpretações dúbias em suas matérias.
Mais dois debates estão programados para hoje, dia 26:
-às 13 :10h, na Record TV Interior RJ e;
-20h, pelo Grupo Folha, nos seguintes canais:Plena TV (nos canais 24 e 406 HD da Blue; 181 da NET-Claro; 3 e 403 HD da VerTV; 31 da SFNet), Rádio Folha FM (98,3) e no site Folha 1 (folha1.com.br), além das páginas oficiais do Grupo Folha nas redes sociais.
Esperamos que os dois candidatos compareçam.
Conforme já tivemos oportunidade de declinar em artigo anterior, o tempo é curto-a votação acontece no próximo dia 29- e, não não se pode desperdiçá-lo com assuntos que não contribuam para que a população possa melhor avaliar cada candidato.
Que os temas a serem abordados se restrinjam aos programas de governo e outros de real interesse do público.
Conheça as propostas dos candidatos
Gerson Tavares de Nader