O Plano de Governo 2021 - 2024 da prefeita reeleita Livia Soares Bello da Silva , contempla diversas ações, em vários áreas
Vamos nos fixar em uma ação de Turismo e, nas intenções para a Cultura.
Com relação ao Turismo, gostaríamos de mencionar o projeto de restauração do prédio histórico Museu Aurora(antigo Museu Arqueológico).
Após a restauração, ele passará a ser a sede da Secretaria de Turismo, como ponto de informações turísticas da cidade.
No programa de governo 2017 a 2020, já constava este projeto. Esperamos que desta vez ele seja consumado.
Quanto a Cultura, estas são as realizações previstas:
Promover e incentivar a valorização do Patrimônio Histórico Cultura Material e Imaterial de Araruama.
Implantação de equipamentos públicos que promovam a história e a cultura local de forma moderna e interativa, possibilitando sensação de pertencimento e cidadania aos munícipes e opção de lazer aos turistas.
Centro Histórico Lagunar e Náutico de Araruama
Centro Histórico-Cultural do Sal - Praia Seca
Centro Histórico-Cultural Tupinambá - Morro Grande
Centro Histórico-Cultural Juturnaíba - São Vicente de Paulo
Centro Histórico-Cultural Afro-indígena - Fazenda Aurora
Implantação do Projeto Araruama Artes Manuais, que visa estimular os artesãos e trabalhadores manuais por meio de realização de feiras e eventos, exposição e comercialização dos seus produtos.
Estimular à Cultura Alimentar local e regional, com valorização aos produtos da terra por meio de fomento da gastronomia típica com elementos da agricultura, pesca e demais especificidades da cozinha araruamense.
Organizar e fomentar o Carnaval de Araruama, valorizando os blocos, Escolas de samba e demais agremiações culturais do carnaval araruamense.
Fomentar a profissionais e amadores dos grupos, coletivos e empresas culturais de Teatro, Dança, música, Capoeira e artes visuais, ampliando as ações culturais no Município.
Atenção às Políticas Culturais, com a regulamentação do Sistema Municipal de Cultura.
Estimular as atividades culturais nos Distritos, praças e espaços públicos em geral, por meio de eventos e ações de fomento da Economia Criativa.
Fomentar a arte e a cultura por meio de festivais, exposições, encontros e oficinas.
O projeto é bem mais ambicioso que aquele contido no Plano de Governo anterior.
Quanto a regulamentação do Sistema Municipal de Cultura, salvo engano, ele já foi implantado pelo então Secretário de Cultura Ricardo Adriano, ao final da gestão do ex-prefeito André Mônica.
Com relação aos Centros Históricos, é imprescindível que, de fato, haja uma estratégia de divulgação, que alcance o maior número de pessoas possíveis. Senão vai acontecer a mesma situação que ocorria com relação ao antigo Museu Arqueológico.
Quando editávamos o jornal “A Tribuna da Cidade”, publicamos na edição 2, matéria sobre o Museu. Para nossa surpresa, verificamos que quase a totalidade das pessoas , com as quais conversávamos , comentavam que só souberam da existência do Museu através da reportagem.
Pela amplitude e importância dos projetos voltados para a Cultura, é necessário que a(o)titular da pasta tenha, pelo menos, competência, iniciativa e dinamismo.
Com todo o respeito a atual Superintendente da Cultura, não a vejo com estes e outros atributos.
Gerson Tavares de Nader