quinta-feira, 26 de novembro de 2020

ARARUAMA-PLANO DE GOVERNO

O Plano de Governo 2021 - 2024 da prefeita reeleita Livia Soares Bello da Silva , contempla diversas ações, em vários áreas









Vamos nos fixar em uma ação de Turismo e, nas intenções para a Cultura.

Com relação ao Turismo, gostaríamos de mencionar o projeto de restauração do prédio histórico Museu Aurora(antigo Museu Arqueológico).

Após a restauração, ele passará a ser a sede da Secretaria de Turismo, como ponto de informações turísticas da cidade.

No programa de governo 2017 a 2020, já constava este projeto. Esperamos que desta vez ele seja consumado.

Quanto  a Cultura, estas são as realizações previstas:

Promover e incentivar a valorização do Patrimônio Histórico Cultura Material e Imaterial de Araruama.

 Implantação de equipamentos públicos que promovam a história e a cultura local de forma moderna e interativa, possibilitando sensação de pertencimento e cidadania aos munícipes e opção de lazer aos turistas.

 Centro Histórico Lagunar e Náutico de Araruama

Centro Histórico-Cultural do Sal - Praia Seca

 Centro Histórico-Cultural Tupinambá - Morro Grande

 Centro Histórico-Cultural Juturnaíba - São Vicente de Paulo

 Centro Histórico-Cultural Afro-indígena - Fazenda Aurora

 Implantação do Projeto Araruama Artes Manuais, que visa estimular os artesãos e trabalhadores manuais por meio de realização de feiras e eventos, exposição e comercialização dos seus produtos.

 Estimular à Cultura Alimentar local e regional, com valorização aos produtos da terra por meio de fomento da gastronomia típica com elementos da agricultura, pesca e demais especificidades da cozinha araruamense.

Organizar e fomentar o Carnaval de Araruama, valorizando os blocos, Escolas de samba e demais agremiações culturais do carnaval araruamense.

 Fomentar a profissionais e amadores dos grupos, coletivos e empresas culturais de Teatro, Dança, música, Capoeira e artes visuais, ampliando as ações culturais no Município.

 Atenção às Políticas Culturais, com a regulamentação do Sistema Municipal de Cultura.

 Estimular as atividades culturais nos Distritos, praças e espaços públicos em geral, por meio de eventos e ações de fomento da Economia Criativa.

 Fomentar a arte e a cultura por meio de festivais, exposições, encontros e oficinas.

O projeto é bem mais ambicioso que aquele contido no Plano de Governo anterior.

Quanto a regulamentação do Sistema Municipal de Cultura, salvo engano, ele já foi implantado pelo então Secretário de Cultura Ricardo Adriano, ao final da gestão do ex-prefeito André Mônica.

Com relação aos Centros Históricos, é imprescindível que, de fato,  haja uma estratégia de divulgação, que alcance o maior número de pessoas possíveis. Senão vai acontecer a mesma situação que ocorria com relação ao antigo Museu Arqueológico.

Quando editávamos o jornal “A Tribuna da Cidade”, publicamos na edição 2, matéria sobre o Museu. Para nossa surpresa, verificamos que quase a totalidade das pessoas , com as quais conversávamos , comentavam que só souberam da existência do Museu através da reportagem.

Este fato, era facilmente constatável pelo Livro de Visita. Com raríssimas exceções, os visitantes estavam de passagem pela rodovia pois, residiam em locais distantes de Araruama.

Pela amplitude e importância dos projetos voltados para a Cultura, é necessário que a(o)titular da pasta tenha, pelo menos, competência, iniciativa e dinamismo.

Com todo o respeito a atual Superintendente da Cultura, não a vejo com estes e outros atributos.

Gerson Tavares de Nader