Não se pode dizer que houve surpresa; ao contrário
Para o resultado, com toda a certeza contribuíram as realizações da prefeita Livia Soares Bello da Silva. Não se pode ignorá-las. O que se questiona é se algumas delas ocorreram no momento oportuno, já que os recursos poderiam ter sido alocados em necessidades mais imediatas, notadamente na infraestrura e na melhoria da Saúde. Pode e deve-se questionar, ainda, a forma como o Hospital Geral Municipal foi inaugurado. São constantes as reclamações, nas redes sociais, com relação ao atendimento destas necessidades.
É óbvio que se deva investir em atividades voltadas para o Turismo, tendo em vista os benefícios que podem gerar para a economia do município. Entretanto, deve-se mensurar se ,de fato, elas atenderão esta finalidade. Não acho que mesmo ,com sua beleza, a orla Oscar Niemayer, possa vir a alavancar o turismo, como mencionado pela prefeita. Não creio que moradores de outras regiões se disponham em vir a Araruama, somente para para conhecê-la. A visita seria consequência da estadia na cidade.
Já a travessia de Ferry Boat foi uma excelente iniciativa. Além de atender aos moradores , o projeto, se bem “vendido”, contribuirá para o aumento do fluxo de turistas na cidade. O que pode impactar é a pandemia do coronavírus.
De qualquer forma, o que deve ser priorizado é o atendimento das necessidades básicas da população. Se houver recursos suficientes que se faça os dois.
Ainda sobre a reeleição da atual prefeita, muito contribuiu a performance da chamada oposição, notadamente de seu principal representante, sr. André Mônica.
Antes do início da campanha eleitoral, a divulgação das ações da prefeita era feita de forma extremamente amadora. Mudou para melhor com os Comícios Virtuais. Não sou um expert no assunto mas, além da parte técnica bem concebida, seu formato foi uma novidade. Tenho restrições quanto ao fato dos participantes, inclusive a prefeita, gritarem ao invés de discursar. Será que o povo de Araruama está sofrendo de problemas auditivos? Entretanto, o evento não foi projetado para agradar-me. Creio que seu objetivo era o de alcançar a população. Se isto aconteceu e, parece que sim...
Além disto, ocorreu a utilização diária e maciça das mídias sociais, por todas as pessoas ligadas/envolvidas na campanha.
Lamentavelmente, não se pode dizer que a criatividade , a abordagem dos assuntos e o uso maciço das mídias sociais tenham sido o ponto forte da campanha do ex-prefeito.
Ao meu ver, em algumas ocasiões deu-se demasiada importância a assuntos não tão relevantes, em detrimento de outros que mereciam ser abordados.
Salvo equívoco da minha parte, não vi questionamentos a escolha da vice-prefeita. Na hipótese da prefeita Livia deixar o cargo-pode acontecer por várias razões-ela reúne condições mínimas de assumir a Prefeitura?
Que me parecer, salvo engano de minha parte, que o ex-prefeito não foi muito feliz na escolha das pessoas que o assessoraram.
Outro fator que pode ter contribuído, de forma negativa, foi sua aliança , com um Cidadão, conhecido pelo seu oportunismo. Sempre apoiou todos os prefeitos, DEPOIS DE ELEITOS. Em determinado momento, por um desses “mistério da vida”, referido Cidadão, desfez a aliança e passou a apoiar a Sr. Lívia. Não sei por que não me surpreendi!.
É óbvio que alianças políticas são necessárias para o fortalecimento de uma candidatura. Entretanto, algumas delas, ao invés de contribuir podem ser danosas. Esta foi uma delas.
Guardadas as devidas proporções e, “soltando” a imaginação , o comparativo entre uma campanha e outra, seria como nossa “guerra da pólvora” contra os EUA.
O ex-prefeito André Mônica, postou hoje em sua página no facebook: ”Meu muito obrigado a você que acreditou que o nosso sonho de dias melhores era possível! Seguimos juntos defendendo Araruama e a nossa gente! Gratidão”.
Em 2022, teremos eleições gerais, quando serão eleitos os deputados federais.
É necessário que a cidade de Araruama tenha um representante no Congresso, para , também, defender seus interesses e obtenção de recursos necessários para o município.
Por esta razão, gostaria de apresentar uma sugestão. Por seus atributos e experiência na vida pública o Sr. André Mônica seria a pessoa mais qualificada para representar a cidade, no Congresso Nacional.
Se esta sugestão se viabilizar, que ele busque se assessorar de pessoas com qualificações necessárias, para ajudá-lo na convergência de sua candidatura e auxiliá-lo no decorrer da campanha.
No mais, é desejar boa sorte a prefeita em seu novo mandato, esperando que ela, de igual maneira busque a assessoria de pessoas com aptidões para auxiliá-la ,de fato, e que, não sejam meros cumpridoras de suas determinações.
Existem diversos exemplos. O mais significativo, ocorreu no início da fase mais aguda da pandemia da Covid - 19. Foi necessária a intervenção da Defensoria Pública para que as ações recomendadas fossem adotadas.
Finalizando, mereceria uma análise, o percentual de votos válidos em 2020:89,36%, comparativamente ao de 2016: 54,66%(Fonte G1).
Gerson Tavares de Nader