Reabertura gradual deverá atender a todas as
normas de prevenção à Covid-19
A partir da próxima quarta-feira (15) os meios
de hospedagem em Cabo Frio poderão retomar as atividades desde que sejam
atendidas diversas normas de segurança e prevenção ao coronavírus, que constam
do Decreto 6.288, de 03 de julho de 2020. Conforme o documento, a ocupação
proposta é de 40% e a flexibilização permite apenas o acesso de veículos de
passeio. Ônibus e vans de fretamento continuam com entrada proibida na cidade.
“A reabertura gradual e responsável é uma
contingência do processo de convivência com a dinâmica imposta pelo
coronavirus. É importante a participação de todos na observância dos protocolos
para que os riscos sejam minimizados e ampliada a nossa capacidade de dar
sustentabilidade ao processo”, afirmou o secretário de Turismo, Paulo Cotias.
Confira abaixo as orientações para a o segmento,
de acordo com o decreto municipal:
Anexo II – Meios de Hospedagem
Uso OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS e EPIs (Equipamento de proteção individual) para todos os EMPREGADOS E CLIENTES, durante a permanência no local. Só será permitida a retirada da máscara no restaurante, no momento do consumo de alimentos e bebidas;
Uso OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS e EPIs (Equipamento de proteção individual) para todos os EMPREGADOS E CLIENTES, durante a permanência no local. Só será permitida a retirada da máscara no restaurante, no momento do consumo de alimentos e bebidas;
DESINFETANTES PARA AS MÃOS a base de álcool,
acessível a todos e em todos os ambientes, entradas e saídas;
DESINFECÇÃO TOTAL DO ESTABELECIMENTO,
principalmente de objetos de manuseio coletivo: interruptores, maçanetas, mesas,
cadeiras, espreguiçadeiras, máquinas de cartões e chaves;
DISTANCIAMENTO SEGURO E BARREIRAS FÍSICAS,
mínimo de 1,5m de distância, entre empregados e entre cliente, reduzindo assim
a capacidade de atendimento do estabelecimento, quando possível, inserir
barreiras físicas entre empregados e clientes;
DISPONIBILIZAR CARTAZES COM INFORMAÇÕES
/orientações sobre a necessidade de higienização de mãos, uso do álcool 70%,
uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies,
ventilação e limpeza dos ambientes;
Manter os AMBIENTES VENTILADOS constantemente,
mesmo os que possuem ar condicionado;
NÃO COMPARTILHAMENTO DOS OBJETOS pessoais ou de
trabalho, em caso de necessidade, esterilizar os mesmos antes de repassar, tais
como: telefone, equipamentos de limpeza, computadores, máquinas de cartão,
cadernos, fones, pastas, livros, jornais e revistas;
PROIBIDO O MODELO SELF-SERVICE e BUFFET;
MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE de
empregados e clientes, medir a temperatura de todos na entrada ao
estabelecimento e verificar os principais sintomas do COVID-19, em caso de
suspeita, seguir protocolo de afastamento e desinfecção;
NÃO PERMITIR PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM SINTOMAS
DO COVID-19 nas aéreas comuns do estabelecimento;
-Treinamento de 100% dos empregados nos
procedimentos padrão de prevenção e processos de emergência em caso de
contaminação;
-Providenciar o controle de acesso, a marcação de
lugares reservados aos clientes e a organização das filas, para que seja
respeitada a distância mínima de 1,5m (um metro e meio) entre as pessoas;
-Atendimento preferencial a grupo de risco,
idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, garantindo um fluxo ágil para que
essas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível na recepção do estabelecimento;
-Priorizar preenchimento de fichas de check in
antecipados;
-Para check outs, entregar os fechamentos no
apartamento e possíveis dúvidas serem tiradas por telefone;
-Limpeza e redução de capacidade máxima dos
elevadores, assim como o incentivo ao uso de escadas;
-Isolar as áreas sociais e de convivência. Porém,
locais como sala de jogos e piscinas estão liberadas para funcionamento, mas
com restrições;
-Vedado o acesso às áreas de piscinas, saunas e
congêneres;
-Distância de 1,5m entre as camas e somente uma
pessoa por beliche, quando houver;
-Isolamento ou controle de acesso as áreas
compartilhadas, tais como: cozinhas, sala de TV, salas de convivência, áreas
comum em geral.
HOTELARIA – PARTE POR PARTE, RECEPÇÃO E LOBBY
• Disponibilizar os avisos públicos sobre a
prevenção e controle da doença contagiosa nas TVs e displays do lobby, balcão e
hall de elevadores, contendo os telefones de hospitais e postos próximos
(conforme orientado pelo Ministério da Saúde);
• Disponibilizar equipamento (desinfetado) de
medição de temperatura para cada hóspede que solicitar. Recomenda-se que a
desinfecção com álcool 70% seja feita ao entregar E ao receber o equipamento;
• Manter, sempre que possível, as portas do
hotel abertas para ventilação do ambiente;
• Remover temporariamente jornais, revistas e
livros do lobby para evitar infecções cruzadas;
• Tomar medidas eficazes de desinfecção de malas
de hóspedes. O mensageiro deve desinfetar com álcool 70% a alça da mala, o
puxador do zíper e o cadeado/lacre. Se necessário, oferecer ao hóspede a
desinfecção total da mala;
• O cartão-chave deve ser efetivamente
desinfetado com álcool 70% ao ser recebido e antes de ser reutilizado.
Recomenda-se que o recepcionista não pegue o cartão da mão do hóspede, e sim
que o hóspede deposite o cartão-chave em local específico;
• Disponibilizar álcool 70% para higienização de
equipamentos e utensílios;
• Desinfetar regularmente com álcool 70%
equipamentos de uso contínuo, como por exemplo, teclados, telas e monitores de
computadores, tabletes e smartphones, bancadas de trabalho, telefones, canetas,
carrinhos de bagagens, etc;
• Disponibilizar álcool em gel em frasco dosador
para higienização de mãos colocada em cada balcão da recepção e lobby;
• Disponibilizar álcool em gel em frasco dosador
para higienização de mãos colocada em cada banheiro público com avisos
lembrando os hóspedes sobre a importância de lavar as mãos;
• Registrar qualquer evento coletando o máximo
de informações: nome, horário, local, documento, procedimentos adotados,
período de hospedagem, etc;
• Aumentar a frequência de limpeza/desinfecção,
por exemplo, nas áreas a seguir: maçanetas de porta, botões de entrada, painéis
de toque de porta oscilante em todas as áreas públicas; botões de acesso de
elevador de hóspedes em todos os halls de elevador; botões de painel de
elevador de hóspedes e corrimãos nos elevadores; escadas rolantes, escadas e todos
os corrimãos das áreas sociais; banheiros de hóspedes com todas as superfícies
de balcão e maçanetas de portas desinfetadas;
• Toda a equipe, e principalmente mensageiros e
manobristas devem estar atentos às seguintes situações: higienizar as mãos após
carregar malas e bagagens; higienizar as mãos após a abertura de portas de carros
e manobra de veículos;
• Evitar apertos de mãos, ou higienizá-las após
contato. Utilizar luvas descartáveis para realizar suas atividades, caso
necessário.
APARTAMENTOS E CORREDORES
• Garantir tempo de ventilação natural para
apartamentos e corredores de no mínimo 2 horas por dia;
• Adotar medidas eficazes de desinfecção
rigorosa com desinfetante e álcool 70% na área dos apartamentos: Desinfecção
eficaz de móveis, louças e metais sanitários Lavar o ralo do chão com
desinfetante diluído Desinfecção dos amenities, diretórios, aparelhos
telefônicos, controles remotos, interruptores e maçanetas com álcool 70%
Finalizar a limpeza de xícaras, canecas e copos dos quartos com álcool 70%;
• Remover temporariamente revistas e livros para
evitar infecções cruzadas;
• Sugerimos utilizar luvas ao retirar o enxoval,
limpar e desinfetar (reforço na utilização dos EPIs);
• Os colaboradores devem ser bem treinados e
tomar precauções eficazes;
• Disponibilizar avisos para que os hóspedes reutilizem suas toalhas usadas para reduzir a possibilidade de infecção cruzada;
• Disponibilizar avisos para que os hóspedes reutilizem suas toalhas usadas para reduzir a possibilidade de infecção cruzada;
• Ajustar a frequência de limpeza/desinfecção,
por exemplo, nas áreas a seguir: Maçanetas de portas, barras de apoio, barras
de abertura, painéis de toque de porta oscilante nos corredores; Botões de
acesso de elevador, barras de apoio e corrimãos; Todos os corrimãos das áreas
de apoio;
• Limpar e desinfetar frequentemente com álcool
70% utensílios de alta utilização (vassouras, aspirador de pó, alça de balde,
suportes de carrinhos, pranchetas, canetas, rádios, aparelhos, etc).
RESTAURANTES
• O salão deve ter boas condições de ventilação
e garantir o bom funcionamento das instalações de ventilação mecânica;
• Aumentar a distância entre as mesas no
restaurante minimizando o contato entre hóspedes no ambiente de refeições;
• Recomenda-se fechar as áreas sem ventilação
natural ou ar fresco;
• Colaboradores do restaurante devem lavar e
desinfetar bem as mãos antes do serviço com álcool 70%;
• Reforçar medidas de desinfecção para os utensílios
de mesa e implementar o sistema de inspeção;
• Se necessário ou solicitado, talheres
descartáveis podem ser fornecidos;
• Os cardápios devem ser efetivamente
desinfetados com álcool 70%;
• Disponibilizar álcool em gel em frasco dosador
para higienização de mãos colocada em local de fácil acesso aos hóspedes e
clientes; e utensílios de Buffet com maior frequência;
• Recomenda-se temporariamente não montar mise
en place de mesa para evitar contaminações cruzadas, bem como deixar utensílios
em local único para retirada pelos hóspedes. Talheres devem estar em embalagens
individualizadas;
• Retirar todos os utensílios e limpar saleiros,
pimenteiros, mesas e cadeiras com álcool 70% ou lenços umedecidos desinfetantes
após a saída do hóspede;
• Toda a equipe, e principalmente garçons e
Cummins devem estar atentos às seguintes situações: Higienizar as mãos depois
de retirada de louças e utensílios usados Evitar apertos de mãos, ou
higienizá-las após contato. Utilizar luvas descartáveis para realizar suas
atividades, caso necessário COZINHA;
• Responsável deve realizar palestra de
orientação com toda equipe;
• Operar estritamente de acordo com o disposto
nas normas de Segurança Alimentar e orientações do responsável;
• Equipar todas as áreas da cozinha com produto
para desinfecção das mãos, como álcool-gel;
• Reduzir e controlar rigorosamente o acesso de
pessoas externas às áreas de produção e manipulação de alimentos, incluindo
fornecedores;
• Toda e qualquer pessoa que precise entrar na
cozinha deve lavar as mãos e desinfetá-las corretamente;
• Orientar e disponibilizar material sobre o
correto processo de lavagem das mãos;
• Notificar fornecedores de que não é permitido
deixar pessoas com problemas de saúde realizar entregas;
• Tomar medidas rigorosas de desinfecção de
tábuas de cortar alimentos e utensílios de cozinha;
• Limpar e desinfetar diariamente com álcool 70%
portas de equipamentos de alta utilização (fornos; geladeiras, freezers), bem
como equipamentos em geral (batedeiras, liquidificadores, processadores, etc.)
• Devem ser realizadas inspeções diárias pela
gerência em todas as áreas de preparo e serviço de alimentos para garantir que
os métodos de limpeza e higienização sejam seguidos e realizados de modo
consistente LAVANDERIA;
• Garantir a ventilação em todas as áreas da governança
e lavanderia;
• Aplicar medidas eficazes para garantir a
segurança das equipes durante o processo de lavagem e contagem do enxoval;
• Sugerimos utilizar luvas para realização da
coleta, separação e contagem do enxoval;
• Notificar lavanderia terceirizada que não é
permitido deixar pessoas com problemas de saúde realizar coletas e entregas;
• Limpar e desinfetar frequentemente com álcool
70% portas de equipamentos de alta utilização (lavadoras e secadoras), bem como
equipamentos em geral (ferro de passar, etc.)
REFEITÓRIO E SALA DE DESCANSO
• Ajustar a frequência de limpeza/desinfecção com álcool 70% , por exemplo, a cada hora, das salas de descanso de colaboradores, incluindo maçanetas de porta, metais, superfícies, balcões, controles, etc;
• Ajustar a frequência de limpeza/desinfecção com álcool 70% , por exemplo, a cada hora, das salas de descanso de colaboradores, incluindo maçanetas de porta, metais, superfícies, balcões, controles, etc;
• Remover temporariamente jornais, revistas e
livros das salas de descansos para evitar infecções cruzadas;
• As salas de descanso e refeitórios devem ter
boas condições de ventilação e garantir o bom funcionamento das instalações de
ventilação mecânica;
• Os utensílios de mesa utilizados nos
refeitórios devem ser desinfetados corretamente com álcool 70% antes e depois
de sua utilização;
• Disponibilizar álcool em gel em frasco dosador
para higienização de mãos para que os funcionários lavem e desinfetem as mãos
antes de comer;
• Disponibilizar álcool em gel em frasco dosador
para higienização de mãos colocado nos vestiários de colaboradores com avisos
lembrando os hóspedes sobre a importância de lavar as mãos;
• Disponibilizar cartazes com o procedimento
correto de lavagem de mãos no refeitório e vestiários.
Fonte/Texto: Prefeitura de Cabo Frio-Comunicação