terça-feira, 11 de setembro de 2018

ARARUAMA – COMUNICAÇÃO: MUDOU PARA PIOR


Não divulgada oficialmente, é sabido que houve  substituição do responsável pela área de comunicação da Prefeitura



A mudança ocorreu há algum tempo. Para um governo que se diz transparente, causa estranheza esta omissão. Registre-se que no site da Prefeitura continua constando o gestor anterior.


Lamentavelmente, a mudança não se traduziu em melhorias; muito pelo contrário.

Recebemos muito pouca informação. Quando isto acontece, há casos consideráveis em que a ação está defasada ou a divulgação nos é encaminhada em data posterior à sua propagação em/a outras mídias.

O site da Prefeitura continua sendo o pior da Região.

Alguns pequenos senões, fáceis de sanar:

-a apresentação inicial não é nada “amigável”;

-diversas informações desatualizadas, ou não acessíveis. Um exemplo: na seção que fala sobre a História de Araruama, após o texto “Conheça mais sobre a nossa História:” consta a informação “Arquivo para dowload”. Ao clicar aparece de início a mensagem : “404 - Visualização não encontrada [nome, tipo, prefixo]: category, pdf, contentView”;

-não identificação de alguns auxiliares diretos da prefeita , como por exemplo, o responsável pela Assessoria de Coordenadoria de Assuntos Estratégicos. Aliás não consegui entender algumas atribuições desta área , já que não consigo vislumbrar em que elas podem ser conceituadas como estratégica. Uma amostra: “coordenar e executar as ações administrativas de apoio ao Chefe do Poder Executivo Municipal”.

Além disto, o site não atende, em sua plenitude, às determinações da Lei nº 12.527, de 08 de novembro de 2011, conhecida como a Lei da Transparência. Seria conveniente que o responsável pela Área ficasse atento a este fato pois, o Ministério Público tem como uma de suas atribuições verificar o atendimento deste dispositivo legal.

Considerando que a mudança não trouxe os resultados esperados, seria recomendável uma reciclagem/treinamento dos funcionários. Outra opção, com todo respeito aos profissionais que ali trabalham, seria realizar estágio em uma Prefeitura próxima.

Gerson Tavares de Nader