Segundo a Prefeitura, iniciativa viabiliza a troca de boas práticas com outras cidades fluminenses
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da
Secretaria de Turismo, participou de uma etapa do projeto “Trilha Volta ao
Rio”. A iniciativa tem como objetivo integrar mais de 90 unidades de
conservação em diferentes municípios fluminenses e propõe a criação de uma
supertrilha com mais de três mil quilômetros ao longo dos 92 municípios do
estado do Rio de Janeiro.
O município foi representado pela turismóloga Kátia
Santos, que integrou o percurso realizado durante a expedição. O percurso de 10
km compreendeu a própria Trilha Volta ao Rio, a Trilha Translagunar, da qual
São Pedro da Aldeia faz parte, e a Rota Cabista. A iniciativa é promovida pelo
voluntário da Rede Brasileira de Trilhas, Luiz Aragão, e também contou com a
participação da consultora do programa Bandeira Azul e coordenadora do
Instituto Escola do Mar, Paloma Guaiano.
O secretário de Turismo e Eventos, Rodolfo Jotha,
destacou a importância da participação do município na expedição. “A
participação de São Pedro da Aldeia na Expedição Volta ao Rio reforça nosso
compromisso com o desenvolvimento do turismo sustentável e a valorização das
nossas belezas naturais. Fico feliz em ver que nosso município foi representado
em uma conquista gigante para todo o estado”, destacou.
A Trilha Translagunar acompanha a Lagoa de Araruama e
passa pelos municípios de Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Araruama e
Saquarema. Em São Pedro da Aldeia, o primeiro trecho da trilha foi inaugurado
em 2025, conectando a Praia das Pedras de Sapiatiba à Praia dos Ubás, em Iguaba
Grande, em um percurso de 3,7km. Com trechos sombreados e percurso de fácil
condução, a trilha valoriza a paisagem lagunar e amplia as possibilidades de
turismo ecológico na região.
A turismóloga Kátia Santos também ressaltou a relevância
da iniciativa. “A participação do município de São Pedro da Aldeia na expedição
Volta ao Rio é de suma importância para o fomento do turismo sustentável. A
iniciativa viabiliza a troca de boas práticas com outras cidades fluminenses, a
formalização de parcerias estratégicas e o fortalecimento do nosso ecoturismo,
promovendo a visibilidade das nossas trilhas e belezas naturais em nível
estadual e nacional”, afirmou.
Fonte/Texto: Prefeitura de São Pedro da Aldeia-Assessoria
de Comunicação
