quinta-feira, 25 de junho de 2026

SÃO PEDRO DA ALDEIA PARTICIPA DE ETAPA DO PROJETO “TRILHA VOLTA AO RIO”

Segundo a Prefeitura, iniciativa viabiliza a troca de boas práticas com outras cidades fluminenses











A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Turismo, participou de uma etapa do projeto “Trilha Volta ao Rio”. A iniciativa tem como objetivo integrar mais de 90 unidades de conservação em diferentes municípios fluminenses e propõe a criação de uma supertrilha com mais de três mil quilômetros ao longo dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro.

O município foi representado pela turismóloga Kátia Santos, que integrou o percurso realizado durante a expedição. O percurso de 10 km compreendeu a própria Trilha Volta ao Rio, a Trilha Translagunar, da qual São Pedro da Aldeia faz parte, e a Rota Cabista. A iniciativa é promovida pelo voluntário da Rede Brasileira de Trilhas, Luiz Aragão, e também contou com a participação da consultora do programa Bandeira Azul e coordenadora do Instituto Escola do Mar, Paloma Guaiano. 

O secretário de Turismo e Eventos, Rodolfo Jotha, destacou a importância da participação do município na expedição. “A participação de São Pedro da Aldeia na Expedição Volta ao Rio reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do turismo sustentável e a valorização das nossas belezas naturais. Fico feliz em ver que nosso município foi representado em uma conquista gigante para todo o estado”, destacou.

A Trilha Translagunar acompanha a Lagoa de Araruama e passa pelos municípios de Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Araruama e Saquarema. Em São Pedro da Aldeia, o primeiro trecho da trilha foi inaugurado em 2025, conectando a Praia das Pedras de Sapiatiba à Praia dos Ubás, em Iguaba Grande, em um percurso de 3,7km. Com trechos sombreados e percurso de fácil condução, a trilha valoriza a paisagem lagunar e amplia as possibilidades de turismo ecológico na região.

A turismóloga Kátia Santos também ressaltou a relevância da iniciativa. “A participação do município de São Pedro da Aldeia na expedição Volta ao Rio é de suma importância para o fomento do turismo sustentável. A iniciativa viabiliza a troca de boas práticas com outras cidades fluminenses, a formalização de parcerias estratégicas e o fortalecimento do nosso ecoturismo, promovendo a visibilidade das nossas trilhas e belezas naturais em nível estadual e nacional”, afirmou. 

Fonte/Texto: Prefeitura de São Pedro da Aldeia-Assessoria de Comunicação