Segundo a Prefeitura, o objetivo é promover troca de conhecimentos, reflexões e debates sobre os desafios e oportunidades do setor turístico na atualidade
Búzios será palco de importantes discussões sobre os
caminhos do turismo contemporâneo durante a Semana Acadêmica de Turismo, que
acontece nos dias 25 e 26 de junho, na sede da Secretaria de Turismo e
Desenvolvimento Econômico.
O evento é organizado por alunos e professores do curso
de Licenciatura em Turismo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
(UNIRIO), vinculados ao Polo Búzios do Consórcio CEDERJ, da Fundação CECIERJ, e
conta com o apoio da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Turismo e
Desenvolvimento Econômico.
A iniciativa tem como objetivo promover um espaço de
troca de conhecimentos, reflexões e debates sobre os desafios e oportunidades
do setor turístico na atualidade. A programação reúne especialistas,
pesquisadores e profissionais para discutir temas como sustentabilidade
ambiental, turismo de base comunitária, gastronomia, diversidade, economia
solidária e novas tendências que influenciam o comportamento dos viajantes e a
escolha dos destinos.
Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico
de Búzios, Thomas Weber, a realização do evento reforça a importância do
diálogo entre universidade, poder público e sociedade para o fortalecimento do
turismo em Búzios: “É uma grande satisfação apoiar uma iniciativa como a Semana
Acadêmica de Turismo, que promove conhecimento, inovação e reflexões
fundamentais para o futuro do setor. Búzios é um destino reconhecido
mundialmente e sabemos que o turismo precisa estar cada vez mais conectado à
sustentabilidade, à valorização da nossa cultura e às novas demandas dos
visitantes”.
“A aproximação entre a universidade e o município
contribui para a construção de estratégias mais qualificadas e para a formação
de profissionais preparados para os desafios do turismo contemporâneo. A
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico seguirá apoiando ações que
fortaleçam o desenvolvimento do nosso destino de forma responsável, inclusiva e
sustentável”, destacou.
Programação:
25 de junho
9h | Turismo Sol e Praia e impactos ao meio ambiente
Com Marcelo Jesuino e Laís Anjos
10h | Vocações turísticas
Com Alexandre Verdade
14h | Turismo LGBT+
Com Fernando Bertozzi
15h | Turismo gastronômico
Com Rachel Louback e Daiana Gleice
26 de junho
9h | Turismo, Ecosol e Educação Popular
Com Zélder Reis
10h | O modelo e os benefícios do Turismo de Base
Comunitária (TBC)
Com Cibele Sousa e Lia Keller Ferreira
15h | Turismo contemporâneo e conexões humanas na escolha
dos destinos
Com Camilla França
A Semana Acadêmica de Turismo reforça o compromisso de
Búzios com a produção de conhecimento, a qualificação profissional e o
desenvolvimento de um turismo cada vez mais sustentável, inovador e alinhado às
transformações do setor.
Fonte/Texto: Prefeitura de Búzios-Subsecretaria de
Comunicação
