Programação acontecerá no Cine Estação; artistas e agentes culturais da cidade estão convocados participar
Os artistas, produtores e agentes
culturais de São Pedro da Aldeia estão convocados a participar do encontro de
lançamento oficial dos editais da Lei Paulo Gustavo. A programação, promovida
pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC), está marcada
esta segunda-feira (13/11), às 18h, no auditório do CineEstação, localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.
Na oportunidade, a equipe da SEMUC fará a apresentação dos três editais de
seleção lançados na cidade, que abrangem projetos audiovisuais, premiação
cultural e credenciamento de pareceristas.
Ao todo, 159 propostas de diversos segmentos culturais
serão contempladas nos editais de projetos audiovisuais e de premiação,
beneficiando centenas de artistas aldeenses. “Estamos preparando um cronograma
de ações para atender integralmente os interessados em participar dos editais.
Neste primeiro momento, faremos uma explanação geral para apresentar o
cronograma e os requisitos básicos de cada Edital, os critérios para inscrição
e quais são as categorias contempladas. Nosso desejo é que todos os trabalhadores
do setor cultural consigam acessar esse recurso, que é destinado exclusivamente
para o fomento do setor cultural”, destacou o secretário municipal de Cultura,
Thiago Marques.
Durante o encontro, os participantes serão informados
sobre o planejamento de ações da Secretaria Municipal de Cultura em auxílio aos
artistas, que inclui a realização de oficinas tira-dúvidas e atendimentos
presenciais na sede da Secretaria Municipal de Cultura, que funciona na Casa da
Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, de segunda a sexta-feira, das 9h às
17h.
Sobre os Editais
Intitulado “Talentos da Aldeia”, o Edital de Chamamento Público nº 13/2023 vai destinar
R$ 479.177,08 para projetos audiovisuais nas categorias “Produção de
curta-metragem” entre 15 e 30 minutos; “Produção de documentário” com duração
mínima de 10 e máxima de 20 minutos; “Produção de videoclipe (música e dança)”
de 3 a 6 minutos; “Produção de conteúdo para mídias digitais”, entre 2 e 4
minutos; e “Ação de Formação Audiovisual e Difusão”, com desenvolvimento de
oficinas ou mostras.
Batizado de “100 Anos Casa da Flor” em homenagem ao
centenário do monumento aldeense, o Edital de Chamamento Público nº 14/2023 vai destinar
R$ 255.543,47 para a premiação de artistas e agentes culturais nos variados
segmentos, que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento
artístico cultural no município de São Pedro da Aldeia. Podem se inscrever
neste edital artistas de Teatro; Circo; Dança; Música; Literatura; Artesanato;
Artes visuais; Produção Cultural; Saberes Populares; Cultura LGBTQIA+; Culturas
Inclusivas; Patrimônio (material e imaterial); e Povos Tradicionais (cultura
indígena, quilombola e afro-brasileira).
Para garantir a transparência e a imparcialidade na
seleção dos projetos, a Secretaria Municipal de Cultura também lançou o Edital de Chamamento Público nº 15/2023, que visa a seleção
de profissionais para compor o banco de pareceristas técnicos. Os profissionais
atuarão na análise e seleção de projetos culturais inscritos nos Chamamentos nº
13 e nº 14, seguindo os critérios do Edital para o qual o projeto foi proposto.
As inscrições gratuitas para os editais de projetos
audiovisuais e de premiação ficarão abertas até o dia 27 de
novembro e para o edital de pareceristas até o dia 17 de novembro,
exclusivamente on-line, no site da Cultura (clique AQUI para
acessar os formulários de inscrição). Para habilitar a inscrição os proponentes
deverão cumprir todos os requisitos estabelecidos nos respectivos Editais, além
de anexarem a documentação obrigatória via formulário eletrônico. Os Editais
completos e todas as informações sobre a Lei Paulo Gustavo estão disponíveis no
site oficial da Secretaria Municipal de Cultura, em www.cultura.pmspa.rj.gov.br/lei-paulo-gustavo.
Fonte: Prefeitura de São Pedro da Aldeia-Assessoria de
Comunicação
Texto: Raíra Morena