A cidade de São Pedro da Aldeia é pioneira na legislação de política municipal de estímulo, incentivo, promoção e apoio à mulher empreendedora
Incentivo,
acolhimento e inovação: é o que as mulheres empreendedoras encontram em São
Pedro da Aldeia. O Prefeito Fábio do Pastel assinou, nesta segunda-feira
(13/11), a Lei nº 3.170 que dispõe nova Política Municipal de Estímulo,
Incentivo, Promoção e Apoio à Mulher Empreendedora no município. Com a
iniciativa, da Sala do Empreendedor da Secretaria de Fazenda, o Calendário
Municipal ganha um novo evento: a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino
(SEF), a ser realizada anualmente no mês de novembro.
A
lei, pioneira na região, tem como objetivo promover a igualdade e a equidade de
acesso das mulheres às atividades produtivas, a abertura de novos negócios no
mercado local com competitividade e a consolidação de seus empreendimentos.
Empreendedor reconhecido no
município, o prefeito Fábio do Pastel falou sobre a importância. “São Pedro da
Aldeia está sempre atenta às inovações e saiu na frente com essa Lei tão
importante. Estamos muito felizes com a participação de tantas entidades relevantes
para o nosso município. Um recado para todas as mulheres que estão aí com o seu
projeto de empreender, procurem a Sala do Empreendedor para tirar todas as
dúvidas. Dê o primeiro passo e a Prefeitura está à disposição para ajudar as
mulheres que buscam empreender para conquistarem a independência financeira ou
até mesmo para mais qualidade de vida”, relatou.
O secretário de Fazenda,
Renaldo Martins, destacou a inovação da lei para o cenário econômico e de
desenvolvimento da região. Já a responsável pela Sala do Empreendedor, Mariana
Cunha, reforçou a importância das parcerias e do olhar diferenciado das instituições
presentes para incentivar o empreendedorismo feminino.
Também representaram a pasta,
o secretário adjunto, Gustavo Amoêdo, a chefe de gabinete, Ana Lúcia de Souza,
a assessora Karen Givigi e o fiscal de tributos, Felipe Ribeiro. A secretária
de Administração, Roberta Magalhães, também acompanhou o encontro.
Empreendedorismo como chave
para independência financeira
A coordenadora da Patrulha
Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, GCM Rosana Andrade, acompanhou a
assinatura da lei e destacou a importância da independência financeira para a
mulher que sofre algum tipo de violência doméstica. “Estamos muito felizes em
acompanhar esse projeto que vai muito além do viés econômico. Sabemos da
realidade de muitas mulheres que sofrem violência, mas sentem-se presas à
relação pela dependência financeira. Com este incentivo a mais para começar o
próprio negócio, ela tem mais uma oportunidade de se distanciar de uma situação
de risco. Isso é de extrema relevância e pode ajudar a salvar vidas. Lembrando
que a Patrulha está aqui na cidade, você não está sozinha”, relatou.
Vale destacar que o telefone
(22) 99944-6157 está disponível para contato 24 horas por dia e recebe tanto
ligações quanto mensagens de texto e de voz. As vítimas de violência também
podem ligar para o número 180. O anonimato é garantido em todos meios de
contato.
União em prol do
desenvolvimento
Um dos pilares da iniciativa é
a formação de parcerias que envolvam os diversos setores públicos, tanto quanto
o setor privado e as organizações sem fins lucrativos. Exemplo desta união, foi
a reunião de assinatura da Lei, com a presença de diversos núcleos ligados ao
empreendedorismo aldeense.
O Sebrae mantém a participação
ativa nas ações da prefeitura que promovem o empreendedorismo, e a analista de
negócios do ER Lagos, Ingrid Castelo, esteve presente na reunião.
Representando a Associação
Comercial (ACIASPA/CDL) estiveram presentes as componentes da Liderança
Feminina, as empreendedoras Francilene Lessa, Thalita Castro, Marta Viana e
Mônica Dias; além das integrantes da Unidade Empreendedora, Camila Ranieri e Maria
Eduarda Gonçalves.
A ONG Amigas da Mama, que
oferece apoio e acolhimento às pessoas em tratamento contra o câncer, também
marcou presença, representada pela presidente Tânia Regina.
Fonte/Texto: Prefeitura de São
Pedro da Aldeia-Assessoria de Comunicação