Previsão baseada no
cenário econômico, mercado e fim de ano
Com o estímulo das
promoções, novos produtos, formas de pagamento diferenciadas, descontos,
recreação nas lojas e facilidade de crédito, o comércio lojista de Campos
espera um crescimento em relação a 2018 no período que antecede o Dia das
Crianças.
É o que estima a Câmara de
Dirigentes Lojistas de Campos (CDL). A previsão leva em conta o cenário
econômico do país, análise de mercado e a proximidade das vendas de fim de ano.
De acordo com a entidade, os
lojistas da cidade estão preparados e com expectativas de que a data, que ocupa
o segundo lugar no ranking entre as mais importantes do segundo semestre para o
varejo, seja um bom período de vendas.
Nas casas especializadas em
brinquedos, há expectativa de bom movimento em razão da data. O comerciante
Alamir Chacur, da tradicional Feira Livre, admite que irá estender o horário de
atendimento de suas duas lojas no Centro.
— Aqui nós vamos trabalhar
em dois turnos no sábado em respeito às crianças. Não podemos apenas pensar no
resultado comercial, mas principalmente em servir. O lojista campista tem que
trabalhar mais e reagir. Do contrário, será sufocado pelos que vem de fora —
comentou.
Mesmo com a estagnação da
economia, o Dia das Crianças, avalia Alamir, é uma das datas que mais resiste à
crise que afeta as famílias brasileiras.
— Por mais que os pais
passem por dificuldades, eles não querem chegar em casa e ver uma criança
triste. A criança não depende de si para ser alegre, mas de seus pais. O brinquedo
é a sua joia — acrescentou.
A data, com forte apelo
emocional, exerce uma influência positiva nas vendas, já que as crianças
costumam ganhar mais de um presente, uma vez que - além dos pais - avós, tios,
padrinhos e irmãos costumam presentear também.
O presidente da Câmara de
Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Orlando Portugal, admite que o percentual
de 4% projetado pela CNDL não deve ser aplicado em relação ao comércio local.
“Nossa cidade tem sofrido muito os efeitos da crise. Então, creio que podemos
esperar por algo abaixo, mas também não muito distante da média nacional”.
“Para conseguir bons
resultados é importante que os lojistas aproveitem a ocasião para realmente
focar na atração do cliente, oferecendo facilidades, promoções e atendimento
qualificado, buscando identificar, entender e atender as necessidades do
cliente”, reforça o líder lojista.
No ranking dos itens que
devem ser mais comprados aparecem: roupas e calçados, bonecas, bicicletas,
jogos, celulares, tablets, video-games, brinquedos de controle remoto e
livros.
Fonte/Texto: CDL-Campos dos
Goytacazes