O projeto é feito em
parceria com a Deezer e escolherá 1.840 artistas. Resultado terá 3.680 músicas,
com ênfase na produção autoral de cada cidade do Rio de Janeiro, além de
festival gratuito no Centro do Rio
O melhor da produção musical
contemporânea de todos os 92 municípios fluminenses, levando a música do Estado
do Rio para todo o Brasil e o mundo. É esse o objetivo do Música.RJ, uma
iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC-RJ)em
parceria com a Deezer, plataforma global de streaming de áudio.
O projeto selecionará
músicas de artistas de todos os municípios do Estado que entrarão numa série de
playlists lançadas na Deezer no perfil Música.RJ, nome do programa de ações no
campo da música promovidas pela SEC-RJ. O prazo para inscrição dos artistas
termina dia 25 de julho (processo de seleção e cronograma mais abaixo).
O mapeamento tem como
objetivo apresentar um panorama da música autoral contemporânea em todas as 10
regiões do Estado do Rio. Cada playlist terá cerca de 20 a 25 músicas, até duas
de cada um dos 1.840 artistas selecionados, totalizando cerca de 3.680 músicas
produzidas no RJ.
A curadoria final das
playlists do Música.RJ será realizada por representantes do Estrombo, programa
de música do Sebrae, do Instituto Gênesis da PUC-Rio e do Instituto Memória
Musical Brasileira (IMMUB), além de gestores da Secretaria deEstado de Cultura
e integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC). A curadoria
inclui representantes das 10 regiões do Estado.
O panorama encontrado será
provavelmente bem diferente da realidade atual. Entre os 10 mais tocados na
plataforma Deezer em 2018 estão Wesley Safadão, Anitta, McKevinho, Marília
Mendonça, Matheus & Kauan, Henrique e Juliano, Jorge & Mateus, Mc Zaac,
Simone & Simaria e Alok. De todos esses artistas, apenas Anitta é do Estado
do Rio de Janeiro.
“Quando observamos os
artistas mais acessados pelo público no Estado do Rio na plataforma Deezer em
2018, percebemos que a maioria dos artistas não tem relação com o território
fluminense. Outro aspecto interessante é a falta de diversidade de gêneros
musicais e de artistas iniciantes ou mesmo com carreiras consolidadas, mas pouco
conhecidos do grande público. Desejamos estimular mais a curiosidade e oferecer
um recorte mais regional. É uma ação estratégica de valorização da produção musical
local, no mesmo modelo que vemos em feiras de música no exterior”, diz Leo Feijó,
subsecretário-adjunto de Cultura do Estado do Rio.
“A Deezer vem cada vez mais
investindo também na cultura musical local. É uma iniciativa importante e
alinhada com ações que desenvolvemos para valorizar novos artistas, como o
Deezer Next. Eu, como carioca, fico feliz em ver este projeto nascer onde estão
as minhas raízes”, afirma Bruno Vieira, diretor geral da Deezer no Brasil.
Entre as ações previstas
para o Música.RJ com todos os parceiros está a organização de um festival no
Centro do Rio, com palcos durante o dia em frente aos espaços culturais públicos,
com apresentações gratuitas.
A prioridade será de
artistas que tenham conexão com o território (sejam naturais da cidade ou
radicados há pelo menos um ano no município). O projeto incluirá também as
prefeituras, para que seja criada a “Playlist Oficial” de cada cidade. Karen
Keldani, coordenadora de música da SEC-RJ, aposta na ampliação da visibilidade dos
artistas selecionados. “O resultado será um recorte com os principais artistas desses
municípios, estimulando a curiosidade dos ouvintes e chamando a atenção de selos,
gravadoras e da mídia para essa produção, que em geral não figura entre as mais
tocadas nas plataformas digitais e rádios”, diz ela.
Além da parceria com a
Deezer, a secretaria realiza fóruns do segmento da música e elaborou programas
de apoio a palcos de médio e pequeno porte, bandas civis e orquestras, formação
para profissionais da música e pesquisas sobre o impacto econômico da música ao
vivo no RJ, entre outras.
Formato: Playlists Digitais
Municípios: 92
Estimativa de Artistas: 20 por município / 1.840
artistas no total
Músicas nas playlists: mais de 3.680 músicas!
Parceiros: Deezer, Secretaria de Estado de Cultura,
Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC), SEBRAE e Estrombo, Instituto
Gênesis da PUC-Rio, Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB).
Processo de seleção
Os artistas podem enviar
músicas para participar da seleção final. Ao mesmo tempo os curadores regionais
também estão organizando outras listas, considerando sempre critérios com
ligação com o território, diversidade de gêneros musicais e priorizando novos
artistas ou aqueles que não ganharam a grande mídia. Todas as músicas concorrentes
devem estar na Deezer para participar da seleção.
Para saber como disponibilizar, acesse https://www.deezer.com/br/company/label_artists
Para saber como disponibilizar, acesse https://www.deezer.com/br/company/label_artists
Formulário para inscrição: https://goo.gl/forms/mxcwd7bTjHkAib0J3
Dúvidas: redemusicarj@gmail.com
Cronograma
● 25 de Julho – Data final
de recebimento de material para compor as primeiras playlists.
● 11 de Agosto – Prazo final
para os artistas regularizarem a situação de direitos autorais (documentações e
distribuidora) e subir músicas para a plataforma
● 17 de agosto – Resultado
da curadoria por municípios / lançamento das playlists por município
● 30 de Agosto – Lançamento
da playlists dos melhores por região / top 3 por região / os mais ouvidos
● 13 de Setembro –
Lançamento da playlists dos mais ouvidos por gênero musical a partir da
plataforma Música.RJ
● 09, 10 e 11 de Novembro –
Festival Outdoor: serão convidados os artistas mais ouvidos destas playlists
para apresentações no Centro do Rio de Janeiro, em horários diurnos, em espaços
da Secretaria de Estado de Cultura
Fonte/Texto: Deezer