Roupas, perfumes e calçados lideram a intenção de compra; ticket médio deve chegar a R$ 174; e 75% dos consumidores ainda preferem comprar parte dos presentes em lojas físicas
O Natal permanece como a data mais importante para o
varejo brasileiro — e também representa uma grande oportunidade para o comércio
de Campos. A pesquisa de Intenção de Compras para o Natal 2025, realizada pela
CNDL e pelo SPC Brasil, estima uma movimentação de aproximadamente R$ 84,9
bilhões na economia nacional, com 76% dos consumidores planejando dar presentes
— o que representa 124,3 milhões de pessoas às compras.
Os números reforçam uma boa expectativa do comércio
campista para o período, indicando um cenário favorável para ampliar vendas e
atrair consumidores no fim do ano.
Os dados da pesquisa apontam que os presentes mais
procurados devem ser: roupas (52% dos entrevistados), perfumes e cosméticos
(36%), calçados (30%), brinquedos (30%) e acessórios (22%).
Em média, os consumidores pretendem comprar quatro
presentes neste Natal — número que sobe para cinco presentes entre as classes
A/B. O ticket médio esperado é de R$ 174, valor R$ 37 acima do registrado em
2023.
A pesquisa também mostra novas tendências de
comportamento: cerca de 43% dos consumidores afirmam que já substituíram — ou
pretendem substituir — presentes físicos por experiências, como viagens,
jantares, passeios ou shows.
Mesmo com o avanço das compras online, as lojas físicas
seguem em destaque: 75% dos consumidores pretendem adquirir pelo menos parte
dos presentes presencialmente, seja em lojas de rua ou shoppings.
Para os comerciantes de Campos, a combinação entre
preferência pelas lojas físicas e intenção de compra elevada gera boa
expectativa para o desempenho local, reforçando a importância de preparação do
estoque, estratégias de divulgação e atendimento qualificado.
“O comércio de Campos chega ao período natalino com uma
expectativa positiva. Os dados nacionais reforçam que o consumidor está
disposto a comprar, e isso cria um ambiente favorável para nossos lojistas. A
CDL orienta que cada empresário invista em atendimento, organização e
comunicação para aproveitar ao máximo esse movimento. Estamos confiantes de que
teremos um Natal de bons resultados para toda a cidade.”
- Fábio Paes, presidente da CDL Campos
Fonte/Texto: CDL-Campos dos Goytacazes
