quinta-feira, 13 de julho de 2023

CABO FRIO-DEFESA CIVIL ALERTA SOBRE POSSIBILIDADE DE VENTOS FORTES NESTA QUINTA (13) E SEXTA-FEIRA (14)

Segundo aviso da Marinha do Brasil, a passagem de ciclone extratropical pode provocar ressaca com ondas de até quatro metros










A Defesa Civil de Cabo Frio alerta a população para a possibilidade de rajadas de vento fortes, entre quinta (13) e sexta-feira (14). O município entrou em “Estágio de Observação” por causa dos efeitos de um ciclone extratropical no oceano associado a uma frente fria que chegou ao estado do Rio.

Essa condição meteorológica pode ocasionar chuva e ventos que podem chegar a 80 km/h nos municípios litorâneos. A Marinha do Brasil emitiu aviso de ressaca, com ocorrência de ondas de até quatro metros de altura entre quinta (13) e sábado (15).

A Defesa Civil de Cabo Frio está de prontidão para o caso de emergências. A população pode repassar as ocorrências pelos seguintes números de telefone: (22) 2647-0199 ou o 199. O Corpo de Bombeiros também deve ser acionado pelo número 193. Não houve registro de ocorrências nas últimas horas.

O superintendente de Defesa Civil de Cabo Frio, Marcus Dothavio, recomendou que os moradores mantenham as janelas de casa, basculantes e portas de armários fechadas para evitar canalizações de ventos no interior do imóvel. Persianas, cortinas ou blecautes também devem ser fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar. Os moradores devem ainda desligar os aparelhos elétricos e fechar o registro de gás, para não haver agravamento em caso de queda de árvore.

Ainda segundo ele, se a pessoa estiver na rua, o ideal é não se abrigar embaixo de árvores ou de coberturas metálicas. Além disso, é preciso evitar a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar, assim como a permanência próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção. Os pedestres também devem evitar a passagem sob cabos elétricos, outdoors, andaimes e escadas. Estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, também não é recomendável.

Fonte/Texto: Prefeitura de Cabo Frio-Secretaria Adjunta de Comunicação