Os donos de pequenos negócios que desejam lucrar com o Dia das Crianças, no próximo dia 12 de outubro, precisam estar preparados se quiserem alcançar bons resultados
Assim como outras datas comemorativas, a comemoração pode
contribuir para promover a empresa, fidelizar os clientes, girar o estoque,
realizar promoções e atrair novos fregueses. Mesmo que o empreendimento não
seja voltado especificamente para o público infantil, é possível aproveitar o
momento.
A analista de Competitividade do Sebrae Nacional Patrícia
Mayana destaca que o empreendedor deve buscar se conectar com os clientes.
“Para além dos segmentos de impacto mais óbvios no Dia das Crianças, como
brinquedos e roupas, existem atividades que podem ser realizadas com os
pequenos para tornar o dia, e a semana, mais memorável. Pesquisas recentes
mostram que os consumidores valorizam a conexão e, portanto, é um ótimo momento
para as famílias dedicarem-se às crianças”, frisa.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, Bens e
Serviços (CNC), a data comemorativa é considerada a terceira mais importante
para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
Somente no ano passado, estima-se que foram quase R$ 400 milhões movimentados
no e-commerce. Os ramos que mais se destacam em vendas são eletrônicos,
brinquedos, vestuário e calçados.
A especialista do Sebrae Nacional também recomenda que os
donos de pequenos negócios fiquem atentos às regras de publicidade para o
público infantil, que é regulamentada pela legislação brasileira e apresenta
restrições, como também as obrigações do varejo na comercialização de
brinquedos. No caso da publicidade, não é recomendado usar imagens de crianças em
situação de vulnerabilidade ou linguagem com uso de tom imperativo com apelo ao
consumo, bem como incentivo a conflitos ou a relações desarmoniosas entre as
pessoas, por exemplo.
“Além de disponibilizar ao consumidor final somente
produtos certificados e registrados no Inmetro, o comércio em estabelecimentos
físicos ou virtuais deverão manter a integridade do produto, suas marcações
obrigatórias, instruções de uso, advertências, recomendações e embalagens,
preservando o atendimento aos requisitos do regulamento para brinquedos”,
explica Mayana.
O Sebrae preparou algumas dicas para ajudar os
empreendedores a se diferenciarem no mercado e se planejarem melhor. Acompanhe:
1- Encante os pequenos
Algumas atividades que podem ser realizadas nas lojas físicas com oportunidade
de promover experiências para os clientes, engajar e fortalecer a relação com a
marca: contação de histórias; teatro de fantoches; oficinas de produção de
desenhos, pinturas e brinquedos a partir de objetos usados. Uma vitrine
temática, colorida e divertida também pode atrair os olhadores dos pequenos e
dos responsáveis, bem como uma embalagem mais caprichada, com um brinde de
guloseimas, demonstrando que o seu negócio dá atenção ao cliente.
Empresas de serviços como escolas, salões de beleza, consultórios
de pediatras e dentistas podem enviar um cartão digital para seus clientes e
fazer uma decoração especial.
2- Explore atividades que estimulem a conexão entre as
pessoas
As empresas e profissionais que atuam com teatro e animação, por exemplo, podem
promover peças e musicais; atividades itinerantes como shows de mágica,
brincadeiras com as crianças em reuniões de grupos. Os restaurantes podem
realizar ações promocionais como desconto em pratos infantis e atividades nas
brinquedotecas; as academias que tenham esportes para crianças podem promover
atividades recreativas especiais ao longo da semana; as lojas de PET podem
realizar ações para os pequenos que têm um animal de estimação ou ações para
estimular a adoção de animais, atraindo fluxo.
3- Planeja ações sociais
Empresas engajadas em ações sociais recebem a admiração dos clientes,
considerando a importância que o consumidor tem dado a questões de
responsabilidade social e ambiental. Uma boa ideia é realizar ações como
arrecadação de brinquedos e roupas; doação para cada venda realizada revertida
para uma creche de sua escolha e de sua confiança. Com isso, além de ajudar
instituições, o empreendedor pode atrair a atenção de clientes que são
engajados em assistência social.
4- Organize seu estoque e planeje sua logística com
cuidado
Não perca tempo e se antecipe para não perder essa oportunidade. O empresário
vai precisar entrar em contato com seus fornecedores e, muitas vezes, esse
fornecedor é também seu concorrente. Então, anote tudo que você acha que vai
vender mais e faça uma pesquisa de mercado para se atualizar sobre as
preferências da garotada para aumentar o seu estoque com esses itens. Lembre-se
também que toda data comemorativa é acompanhada pelo aumento das vendas, o que
exige uma preparação maior para a separação e envio dos produtos. Por isso,
deixe bem claro em seu site quais os prazos de entrega da sua loja e quais as
opções de envio disponíveis para clientes.
5- Facilite o pagamento com opções variadas
É essencial que a sua empresa ofereça formas de pagamento variadas, como cartão
de crédito, débito, boleto ou PIX. Alguns negócios optam por oferecer pagamento
junto às carteiras digitais, como a Ame Digital ou o PicPay. Se o empreendedor
também trabalha com vendas em plataformas digitais, o Sebrae oferece conteúdos
especializados sobre o tema.
Fontes/Textos: CDL-Campos dos Goytacazes/ Agência Sebrae