Interessados devem preencher formulário de inscrição, disponível no site da Prefeitura. Inscrições devem ser feitas até a próxima terça (24), às 17h
Nos próximos dias 24, 25 e 26 de agosto, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura, vai realizar a 3ª Conferência Municipal de Cultura. O evento tem como tema “Desafios da reestruturação do Sistema Municipal de Cultura e perspectivas futuras” e será aberto a toda a população, com o objetivo de avaliar, debater e propor políticas públicas nos setores de arte e cultura. Devido à pandemia, este ano a conferência acontecerá de forma exclusivamente on-line, via plataforma Sympla Streaming. Para participar, é necessário preencher um formulário de inscrição, disponível na página da Secretaria de Cultura, no site da Prefeitura, em www.pmspa.rj.gov.br/secretarias/secretaria-adjunta-de-cultura.
O secretário
adjunto de Cultura, Thiago Marques, reforça o convite à toda a população.
“Acreditamos que o melhor caminho sempre será o diálogo, o debate coletivo e a
união entre Poder Público e sociedade civil nos seus mais diversos segmentos.
Teremos discussões muito importantes, que vão orientar os rumos que deverão ser
tomados pela cultura no município nos próximos anos. Contamos com a
participação de todos”, disse.
As inscrições
devem ser realizadas até a próxima terça-feira (24), às 17h. Podem se inscrever
moradores a partir de 16 anos. O link para acesso à transmissão no Sympla
Streaming será enviado por e-mail a todos os inscritos. Para acessar o Sympla,
é necessário baixar e instalar o Zoom no dispositivo (computador ou
smartphone). Também é possível acessar a videoconferência diretamente pelo
site www.sympla.com.br,
na aba Ingressos. Nestes casos, basta criar uma conta ou fazer login, caso já
tenha uma.
De acordo com a
diretora municipal de Produção Cultural, Maria Carolina Gouvêa, a realização da
3ª Conferência é, também, resultado do empenho da atual gestão em cumprir com a
agenda da Cultura, prevista em lei. “Segundo a Lei 2.527/2014, a Conferência
deveria acontecer ordinariamente a cada dois anos, mas quando assumimos a
gestão da Secretaria, apenas duas conferências tinham sido realizadas. Uma em
2013, que resultou na criação da lei do Sistema Municipal de Cultura, e outra
em 2017, que resultou na criação da Lei do Plano Municipal de Cultura. Desde o
início, nossa grande preocupação tem sido reestruturar o Sistema de Cultura e
fazer com que todos os seus elementos constitutivos, como o Conselho de Cultura,
sejam reativados e funcionem plenamente”, destacou.
As discussões vão
girar em torno de cinco eixos temáticos: Cultura e Educação, Gestão Cultural,
Direito à cultura e a democratização do acesso, Reestruturação do Sistema
Municipal de Políticas Culturais e Sistema de preservação ao patrimônio
cultural. A programação vai contar com apresentações de dados da Cultura e da
execução da Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia.
Um dos destaques
da programação será a eleição dos novos membros ao Conselho Municipal de
Política Cultural, com formação paritária, sendo 12 representantes da sociedade
civil e 12 indicados pelo Poder Público, para mandato de dois anos. Para se
candidatar a conselheiro, é necessário ter idade mínima de 18 anos, comprovar
atuação na área cultural, estar cadastrado no mapeamento cultural, ter participado de pelo menos uma reunião do
Fórum Permanente de Política Cultural e ter residido no município por pelo
menos dois anos.
No site da Prefeitura, também é possível assistir os tutoriais de acesso à plataforma do Sympla, o passo a passo para a inscrição no Cadastro Municipal de Cultura e de como montar um portfólio para comprovação de atuação na área.
Fonte: Prefeitura de São Pedro da Aldeia-Assessoria de Comunicação
Texto: Raíra Morena