quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

ARARUAMA – AS OSCILAÇÕES E QUEDAS DE ENERGIA ESTÃO DE VOLTA

Após um período de trégua, as oscilações e queda de energia voltaram a ocorrer.














Onde resido estão acontecendo com certa frequência. Até o momento as quedas estão tendo curta duração. Isto até onde pude constatar, já que não tenho por hábito ficar muito tempo em casa.

Em contato com moradores de outros locais/bairros fui informado da ocorrência dos mesmos fatos. O que muda são as frequências e o tempo da queda de energia.

Nunca é demais lembrar, que em outubro do ano passado, a situação chegou a níveis insuportáveis, em toda a Região dos Lagos.

Naquela época, por conta da insatisfação da população com os serviços prestados, Procon de Rio das Ostras e Búzios instauraram procedimentos administrativos e entraram com ações, respectivamente, contra a Enel.

Em 11 de outubro de 2017, foi realizada, na Alerj, audiência pública conjunta das comissões de Defesa do Consumidor e de Minas e Energia, com a presença de representante da empresa.A principal solução apresentada foi o de que a Enel iria antecipar para o dia 30 de outubro o chamado Plano de Verão. Esta decisão pode se mostrar  meramente paliativa, já que ao final do plano, se a concessionária não tiver realizado  os investimentos adequados,  a tendência é que os problemas voltem a acontecer. As ocorrências atuais são um sintoma.

Lamentavelmente, via de regra, as empresas estão mais preocupadas com o tamanho de seu lucro e menos com a qualidade dos serviços/atendimento que prestam à população. Isto é fácil de constatar: basta verificar a quantidade de reclamações, que são registradas junto aos Procons.

Há casos em que é necessária uma ação mais contundente para que se tenha uma solução.

Um exemplo é a situação caótica dos serviços de energia elétrica pela qual passava Niterói.

Por conta deste cenário, a Câmara Municipal daquela cidade, instaurou , no dia 25 de abril de 2016, uma CPI contra a Ampla, nome antigo da Enel. (Ampla e Enel são a mesma coisa).

Graças a esta iniciativa a empresa se viu obrigada a realizar investimentos, o que resultou em uma significativa melhora, já em 2016.

Esperamos que a incidência das oscilações e quedas de energias seja momentânea e que não voltemos à situação similar  de outubro de 2017.

Gerson Tavares de Nader