sábado, 30 de setembro de 2017

CABO FRIO - FOLIAS DE REIS CONCORREM A PRÊMIO DO MINC

Os 500 projetos selecionados pelo órgão federal vão receber R$ 10 mil cada.












Dois grupos de Folia de Reis de Cabo Frio tiveram a documentação aprovada e estão aptos a participar da 5ª edição do Prêmio Culturas Populares - Leandro Gomes de Barros, promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. São eles: Folia de Reis da Praia do Siqueira e São Cristóvão, que estão entre os 75% dos aprovados pelo órgão. A habilitação foi publicada no Diário Oficial da União dessa quinta-feira (28) e os 500 projetos selecionados vão receber R$ 10 mil. 

Ao todo foram recebidas 2.862 inscrições nesta primeira fase do processo para o incentivo aos grupos e personalidades que desenvolvem atividades culturais. O objetivo do MinC é impulsionar e fortalecer a cultura popular do país. De acordo com o edital, "o prazo de vigência será de 2 (dois) anos, a contar da data de publicação da Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período". 

A Secretaria de Cultura, por intermédio do supervisor Cultural, Carlos Ernesto, convidou e estimulou a participação. O Departamento de Políticas Culturais, deu apoio técnico aos grupos com reuniões de orientação, coleta de dados e de documentos, além do orientação para o preenchimento da ficha de inscrição. O secretário Ricardo Chopinho comemorou ao dar a notícia para a diretora do departamento e sua equipe.

“Continuamos na torcida pelas nossas Folias de Reis. Agora, uma nova etapa de qualificação frente ao Ministério da Cultura. Boa sorte aos grupos!”, desejou Susiane, lembrando que o ano Cultural em Cabo Frio começou no dia 6 de janeiro justamente com essa manifestação tradicional.

Cultura Popular

Segundo o Ministério, a cultura popular nasce do conhecimento, dos costumes e tradições de um povo; ela se expressa nos seus saberes e fazeres, nas práticas e nas artes produzidas pela comunidade e pelas culturas tradicionais, tais como: música, canto, dança, encenações, festas, literatura, medicina tradicional, culinária tradicional, jogos, brincadeiras e artesanato. Ela é transmitida, geralmente de forma oral, de geração em geração.

O Edital de Culturas Populares é uma caminhada que se realiza desde 2005 com a “Carta das Culturas Populares”, elaborada no Seminário de Políticas Culturais Públicas para as Culturas Populares, em Brasília. O empenho do Ministério da Cultura obedece a “Convenção da Unesco sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais”

Homenagem a Leandro Gomes

O edital leva o nome de “Leandro Gomes de Barros” para homenagear o cordelista paraibano nascido em 1865, no município de Pombal (PB). Considerado o rei dos poetas populares do seu tempo, também foi chamado de “príncipe dos poetas”, em 1976, por Carlos Drummond de Andrade. Gomes morreu em 1918, em Recife.

Fonte/Texto: Assessoria de Comunicação-Prefeitura de Cabo Frio