Atividades acontecerão nesta segunda (16) e terça (17) no Cine Estação
A
Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia vai promover uma oficina
tira-dúvidas sobre o Edital de Chamamento Público nº 12/2023, voltado à seleção
e contratação de artistas da cidade. A atividade acontecerá em dois dias, na
segunda-feira (16/10), das 18h30 às 20h30, e na terça-feira (17/10), das 14h às
17h. A programação inclui, ainda, instruções gerais para a elaboração de
portfólio artístico, um dos itens indispensáveis para a inscrição no Edital. A
oficina será realizada no Cine Estação e a participação é gratuita, sujeita à
lotação do espaço (50 vagas).
O secretário municipal de
Cultura, Thiago Marques, reforçou o convite aos artistas, produtores, grupos e
coletivos culturais da cidade. “As inscrições para o Edital de Chamamento de
Artistas já estão abertas e é muito importante que os candidatos entendam e
conheçam quais são os critérios e pré-requisitos para a participação, além de
estarem com os seus portfólios atualizados. Aqueles que ainda não têm
portfólio, esta será uma excelente oportunidade para aprender como montar esse
documento, que é fundamental para a comprovação da atuação artística”,
destacou.
Na oportunidade, os
participantes poderão apresentar suas dúvidas e obter orientações acerca das
exigências e a documentação necessária. A programação inclui a leitura do
Edital, o passo a passo para o preenchimento do formulário de inscrição e
cadastro no Mapeamento Cultural, disponível no site da Secretaria Municipal de
Cultura, e instruções para a montagem do portfólio – documento que reúne uma
série de informações que comprovam a trajetória do artista. A oficina será
ministrada pela assessora técnica da pasta, Josephane Lima, como parte das
atividades do Núcleo de Formação Cultural da SEMUC.
O Cine Estação fica localizado
na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro, ao lado da Casa da
Cultura.
Sobre o Edital
Lançado na última terça-feira
(10/10), o Edital de Chamamento Público nº 12/2023 visa a seleção e contratação
de artistas para apresentações em eventos e projetos realizados pela Secretaria
Municipal de Cultura em praças e nos bairros, incluindo o Natal 2023 e o
Carnaval 2024.
Podem se inscrever animadores
culturais, dançarinos, atores, músicos, DJs, bandas/grupos musicais, grupos de
teatro, grupos de dança, grupos de capoeira, bandas de fanfarra e profissionais
da literatura e da culinária tradicional, pessoa física ou jurídica, que tenham
atuação artística/cultural comprovada durante um período mínimo de dois anos,
sendo duas atuações na cidade. Para as performances, os profissionais receberão
uma remuneração que varia de acordo com a categoria prevista no Edital.
As inscrições seguem abertas
até o dia 25 de outubro, de forma on-line, no site da Cultura, acessando o
link https://cultura.pmspa.rj.gov.br/login/.
O Edital nº 12/2023 também está disponível no site, em https://portal.pmspa.rj.gov.br/licitacaolista.php?id=1655.
Fonte: Prefeitura de São Pedro
da Aldeia-Assessoria de Comunicação
Texto: Raíra Morena