Inscrições para o processo de seleção pública já estão abertas e seguem até 24 de outubro
Estão abertas as inscrições
para o novo Edital de Chamamento Público lançado pela Secretaria Municipal de
Cultura de São Pedro da Aldeia. Podem se inscrever animadores culturais,
dançarinos, atores, músicos, DJs, bandas/grupos musicais, grupos de teatro, grupos
de dança, grupos de capoeira, bandas de fanfarra e profissionais da literatura
e da culinária tradicional, pessoa física ou jurídica. O processo seletivo visa
a contratação de 147 atrações artísticas para apresentações em eventos e
projetos realizados pela pasta em praças e nos bairros, incluindo o Natal 2023
e o Carnaval 2024. As inscrições seguem até o dia 25 de outubro, de forma
on-line, no site da Cultura, acessando o link https://cultura.pmspa.rj.gov.br/login/.
O Edital com a lista de documentações e exigências está disponível no site,
em https://portal.pmspa.rj.gov.br/licitacaolista.php?id=1655.
O Edital apresenta categorias
inéditas, como “Música Popular Gospel”, “Performance Literária” e
“Cultura-afro”, incluindo os segmentos de dança afro e culinária tradicional.
Para participar o candidato deverá residir no município, ter idade mínima de 18
anos, estar inscrito no MapeamentoCultural e estar com o portfólio devidamente atualizado. Caso o
candidato seja menor de idade, será necessário a apresentação de um
representante legal.
Além disso, os interessados
devem comprovar atuação artística/cultural durante um período mínimo de dois
anos, sendo duas atuações comprovadas na cidade. No caso de grupos ou bandas,
ao menos um integrante deverá residir na cidade. Para as performances, os
profissionais receberão uma remuneração que varia de acordo com a categoria
prevista no Edital.
O secretário municipal de
Cultura, Thiago Marques, falou sobre a abertura de mais um Chamamento Público
voltado à artistas da cidade. “Os Chamamentos Públicos são parte importante da
nossa política de democratização do acesso aos recursos públicos. São
mecanismos de fomento fundamentais para que possamos fomentar a arte, valorizar
e reconhecer o trabalho promovido pelos artistas da nossa cidade. Os
profissionais credenciados durante o processo de seleção terão um papel
fundamental na realização da nossa programação de eventos e shows, como o
Concerto Musical Gabriel Joaquim, o projeto Aldeia em Cena, a Feira Cultural
Itinerante, o Natal deste ano e o Carnaval 2024, dentre outros”, destacou.
A análise técnica e pontuação
das propostas inscritas ficarão a cargo das respectivas Comissões de Curadoria,
com base em critérios preestabelecidos no Edital. O resultado final do
Chamamento Público, com a listagem dos contemplados, será publicado no Diário
Oficial do Município.
Visando facilitar o acesso aos
candidatos, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura disponibilizará
computadores para os artistas que não tiverem acesso à Internet durante todo o
período de inscrição, das 9h às 12h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira.
A sede da Cultura fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255.
Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone ou pelo e-mail cultura@pmspa.rj.gov.br.
Fonte: Prefeitura de São Pedro
da Aldeia-Assessoria de Comunicação
Texto: Raíra Morena