Servidor público virtual auxilia os moradores aldeenses com demandas administrativas
A população e os contribuintes
de São Pedro da Aldeia contam com a ajuda do Pedrinho, o assistente virtual
para solucionar demandas administrativas. O servidor público virtual e
inteligente da Prefeitura aldeense completou seis meses de funcionamento no mês
de maio e já recebeu 141.576 mensagens. O assistente virtual atende no site
oficial (www.pmspa.rj.gov.br)
ou nos aplicativos de mensagens instantâneas, WhatsApp e Telegram, no número
(22) 99776 0633.
Do total de mensagens
recebidas nesses seis meses de atendimento, 135.926 foram enviadas por meio de
texto, 3.801 por voz e 1.849 mensagens foram enviadas por imagem. O WhatsApp
continua sendo o canal de comunicação mais utilizado pelo público, com 81.357
mensagens. Em seguida, está o chat web, com 42.636. Por fim, está o Telegram
com 17.583 mensagens recebidas.
Em relação aos serviços mais
solicitados nos últimos três meses, a segunda via do IPTU está no topo com
32,39%. A solicitação de contracheque é o segundo serviço mais solicitado, com
21,83%. Na terceira posição, está Saúde, com 20.77%. Para fechar o pódio de
itens mais pedidos, respectivamente, os serviços solicitados são Certidões com
14,91% e, encerrando a lista, Covid com 10,09%.
O assistente virtual recebe
mensagens de voz para facilitar o atendimento a pessoas com diferentes
necessidades. Outro destaque da ferramenta é a compreensão de dados por meio de
fotos. Dessa forma é possível, por exemplo, fazer uma solicitação de IPTU ou de
contracheque a partir de uma foto do documento anterior.
Pedrinho, nomeado em homenagem
ao santo padroeiro da cidade, apresenta opções de atendimento para o cidadão
e/ou contribuinte, fornecedor da Prefeitura e servidor público, além de
informações turísticas, dados de saúde e transparência, entre outros.
Vale destacar que o Pedrinho
também facilita a comunicação entre os moradores e os agentes da Defesa Civil
de São Pedro da Aldeia, principalmente no registro de ocorrências e na pronta
resposta. Basta que o morador envie uma mensagem de texto com “Defesa Civil”
para o número indicado e siga as orientações da ferramenta, que apresenta
comandos bastante intuitivos.
Fonte/Texto: Prefeitura de São Pedro da Aldeia-Assessoria
de Comunicação