sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

PRINCIPAIS VIAS DE ACESSO AO CENTRO DE PETRÓPOLIS SÃO DESOBSTRUÍDAS PELO DER-RJ

Secretaria das Cidades segue no município compondo a equipe de força-tarefa do Governo do Estado









A Secretaria de Estado das Cidades (SECID), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) tem atuado dentro de Petrópolis, junto à Força-Tarefa do Governo do Estado. Desde ontem (16), 30 homens do Departamento trabalham com o apoio de dez caminhões, quatro retroescavadeiras, quatro escavadeiras, além de caminhão pipa e pás mecânicas.

A ação se dá em duas frentes: desobstrução das ruas Coronel Veiga e Washington Luiz, principais acessos ao Centro de Petrópolis.

Nesta quinta-feira (17), as equipes se concentram em Castelânea, em direção ao Alto da Serra, com o objetivo de melhorar o acesso e o fluxo do socorro.

- Estamos retirando lama, ajudando comerciantes no descarte de mercadorias e objetos que se perderam. Nossos caminhões deram mais de 30 viagens nessa terça (16) carregados de lama e detritos desses locais onde atuamos - explica o secretário de Estado das Cidades, Uruan Andrade.

Em entrevista coletiva na tarde de ontem (16), o governador Cláudio Castro reiterou o esforço conjunto de diferentes esferas para lidar com essa tragédia.

- Nosso papel agora é atender a população, colocar a vida na cidade para funcionar novamente. Mobilizamos equipes, maquinários e vamos investir o que for preciso para a reconstrução desse município e para tentar minimizar a dor dessas famílias vítimas da chuva. A população de Petrópolis pode ter certeza que não faltará solidariedade de todo o Rio de Janeiro - disse Castro.

Estradas de Petrópolis

Em relação às estradas estaduais, as que passam ou dão acesso à região de Petrópolis são as RJs 107, 117, 123 e 134.

Destas, a única que se encontra totalmente bloqueada ao tráfego de veículos é a RJ-107. A Estrada da Serra Velha, como também é conhecida, foi bastante afetada com as chuvas do último dia 15.

Quedas de árvore, barreiras e paralelos arrancados em alguns trechos pela força da água são as principais intercorrências da via. No entanto, como a estrada recebe obras desde dezembro do ano passado, maquinário e equipes já trabalham nela, agora, para a desobstrução.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ)

Texto: Marise de Paula Barbosa - Coordenadora de Comunicação

          Rafael Brito