Atendimento itinerante nos estabelecimentos comerciais terá início no dia 11 de janeiro
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da
Secretaria de Fazenda, vai disponibilizar, a partir do dia 11 de janeiro, a
emissão de guias para pagamento do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU)
em quatro supermercados aldeenses. Os estabelecimentos parceiros serão Mercado
Tropical, Atacadão, CostAzul e Terê Frutas, com atendimento das 14h às 20h. No
setor de IPTU, na sede da Prefeitura, os atendimentos terão início no dia 04 de
janeiro, próxima segunda-feira, das 9h às 16h50, com condições especiais para
pagamento em cota única e parcelado, além de opção para pagamento com cartão de
crédito ou débito.
Este é o quarto ano consecutivo que a Secretaria de Fazenda
firma parceria com os supermercados para descentralizar o atendimento, em um
horário diferenciado, na alta temporada. Os atendentes estarão emitindo tanto
as guias de IPTU 2021, em cota única e parcelado, como também consulta de
Dívida Ativa, tanto as dívidas executadas, quanto as protestadas.
Condições especiais
Em 2021, os contribuintes que optarem por pagar o tributo em cota única até o dia 26 de fevereiro terão 10% de desconto. Caso percam o prazo, os contribuintes ainda poderão obter 5% de abatimento no valor total, pagando até o dia 31 de março. O pagamento do IPTU ainda pode ser parcelado em até oito vezes, sem juros.
Além da opção de pagamento e parcelamento do IPTU 2021
via boleto bancário, os contribuintes aldeenses poderão efetuar o pagamento do
tributo por meio de cartão de crédito e débito. Nos supermercados, também
serão realizados atendimentos referentes à negociação dos débitos
inscritos em dívida ativa. No momento do atendimento, será necessária
apresentação dos documentos pessoais.
Para quem possui acesso à Internet, as guias poderão ser
emitidas por meio do site da Secretaria de Fazenda, no endereço
eletrônico https://fazenda.pmspa.rj.gov.br/. Além
disso, o contribuinte poderá obter suas guias de pagamento diretamente no setor
de atendimento da Secretaria de Fazenda. Outra opção é solicitar pelo telefone
(22) 2621-1559, nos ramais 229 para IPTU, 267 para Dívida Ativa e 234 para
Tributos Mobiliários ou, ainda, pelo e-mail sefaz@pmspa.rj.gov.br.
Vale lembrar que durante o atendimento aos contribuintes
serão mantidos todos os protocolos de prevenção à Covid-19, com obrigatoriedade
do uso de máscara e disponibilização de álcool em gel. No setor de IPTU, também
haverá controle do atendimento por meio de senha. O atendimento nos
supermercados será realizado até o dia 10 de março.
Confira abaixo o calendário para pagamentos de
IPTU:
Cota única 10% – pagamento até 26/02
Cota única 5% – pagamento até 31/03
Parcelamento em 8x
01ª/08 – data de vencimento 10/03
02ª/08 – data de vencimento 09/04
03ª/08 – data de vencimento 10/05
04ª/08 – data de vencimento 10/06
05ª/08 – data de vencimento 09/07
06ª/08 – data de vencimento 10/08
07ª/08 – data de vencimento 10/09
08ª/08 – data de vencimento 08/10