segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

PROVINCIANISMO

 Sem sentido















Tenho por hábito, sempre que inicio o dia, percorrer alguns sites. Alguns me detenho mais outro menos.

Ontem, ao visitar o site do UOL- um dos que pouco  me detenho-  deparei-me com a chamada de uma matéria cujo título era: “HOJE TEM VASCO E SANTOS ÀS 16H e o subtítulo “Chamado para teste no Vasco, Marinho viu o time e caiu fora: “Aqui não quero ficar”.

A reportagem em si, tem por título “ Destaque do Santos, Marinho rejeitou Vasco na base após ver time jogar

Segundo a matéria- sem identificação do autor-, o motivo é que ao assistir ao jogo do time, ele (Marinho) não gostou do que viu.

Segundo a publicação, a revelação foi feita a Rede TV, em 2015.

Confesso que não entendi qual o sentido da divulgação destes fatos.

O “site”, já há alguns anos, tem por hábito “enxergar”  e exagerar em  fatos que ,  no seu entendimento,  possam contribuir para transmitir  uma  imagem não muito simpática em tudo que diga respeito ao Estado do Rio de Janeiro. Isto vem ocorrendo, notadamente, a partir do momento em que a cidade foi escolhida para sediar as Olimpíadas de 2016.

Este tipo de reportagem denota um provincianismo que nem na época em que se propalava uma “rivalidade “entre cariocas e paulistas, faria sentido.

Morei em São Paulo por 12 anos. Excetuando raríssimos casos, minha percepção é que, na realidade, a “rivalidade”, no fundo, era uma demonstração de admiração recíproca pelas metrópoles.

O “UOL” deveria buscar se aprimorar naquilo que se tornou uma de suas especialidades: divulgar o que o entretenimento tem de pior.

Gerson Tavares de Nader