sexta-feira, 4 de maio de 2018

CABO FRIO TERÁ SETE REPRESENTANTES NA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA

Etapa municipal reuniu 79 pessoas no Teatro Municipal

















Sete delegados vão representar Cabo Frio na Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro que acontece nos dias 08 e 09 de junho, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. A escolha aconteceu durante a IV Conferência Municipal de Cultura, realizada nesta quinta-feira (3) no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.


Ao todo foram 79 inscritos, sendo 28 como representantes do poder público e 51 da sociedade civil. Conforme o regimento da conferência, o número de delegados eleitos corresponde a 10% das pessoas inscritas na Conferência Municipal. Dos sete escolhidos, cinco representam a sociedade civil e apenas dois o poder público.Os delegados têm como função analisar as propostas apresentadas na Conferência, sugerir alterações e votar cada uma delas.

O evento foi aberto pelo secretário municipal de Cultura, Ricardo Machado, que informou que, embora o governo do estado tenha convocado Conferência Estadual, o governo federal ainda não fez nenhuma menção com a relação à realização da Conferência Nacional. “Já estamos em contato com o Ministério da Cultura buscando informações sobre o assunto” explicou ele, que esta semana recebeu um email do MinC elogiando o texto do Plano Municipal de Cultura, e também recebeu a visita do representante regional do Ministério da Cultura nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Matheus Quintal de Sousa Ribeiro, porta-voz do governo federal no reconhecimento da atuação da secretaria em toda a Região dos Lagos. A visita também serviu para promover uma aproximação direta entre as partes para dinamizar as ações culturais da atual gestão.

Subsecretário de Cultura, João Félix elogiou e agradeceu a participação da sociedade civil em todo o processo. “Essa Conferência Municipal marca o esforço do município em fortalecer as políticas públicas na área da cultura, principalmente com a participação da sociedade civil, representantes fortes de todos os artistas, e que vão lutar por Cabo Frio na etapa estadual para conseguirmos representatividade quando houver a etapa nacional”.

Já o superintendente de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, lembrou que, mais uma vez, a Secretaria Municipal de Cultura mostrou união junto aos artistas da cidade. “Acabamos de sair de um Fórum de Cultura que bateu o recorde na história de todos os fóruns já realizados no município, com mais de 174 inscritos. As propostas apresentadas e os debates deram um alto nível ao evento que durou mais de seis horas”, comentou, lembrando que em breve a ata da Conferência também estará no site da Prefeitura.

Durante a Conferência foram empossados todos os novos membros do Conselho Municipal de Cultura, sendo 36 ao todo entre titulares e suplentes do poder público e da sociedade civil. Após a posse, os participantes da Conferência se reuniram em grupos de debate em torno de seis temas diferentes, todos com foco na cultura, e ao final foi realizada a plenária e a escolha dos delegados que votaram as deliberações.

Fonte/Texto: Coordenadoria de Comunicação-Prefeitura de Cabo Frio