quarta-feira, 14 de agosto de 2024

CABO FRIO-ARTESANATO EM MOVIMENTO AGITA A CIDADE A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA

Do dia 20 ao 25, o evento contará com oficinas gratuitas e feira de artesanato









Agosto promete ser o mês em que as artes manuais dos artistas de Cabo Frio serão reconhecidas durante uma semana inteira de oficinas gratuitas, feira de artesanato e shows ao vivo. Do dia 20 ao 25, o evento "Artesanato em Movimento" levará o aprendizado necessário para incrementar o trabalho de artesãos e empreendedores cabo-frienses e de toda região ocupando diversos espaços públicos da cidade.

O evento é uma iniciativa da Associação de Artesãos e Artistas de Cabo Frio (ACF) que foi contemplada em primeiro lugar no edital de fomento ao artesanato "Mãos Criativas" através da Lei Paulo Gustavo do Estado do Rio de Janeiro.

"As ações previstas neste edital buscam dar auxílio para sanar as demandas do artesanato na região. Com a Feira em local turístico, oficinas de artesanato, palestras voltadas ao empreendedorismo, vivência e oficina junto a rede pública de ensino e ações inclusivas com PCD´s, o projeto se formou como um grande catalisador cultural de fruição artística, que irá agregar conhecimento técnico aos artesãos e demais fazedores de cultura”, contou a produtora do evento, Karenn Varella.

O evento começará no dia 20 de agosto com oficinas inclusivas. Os alunos da Escola Municipal Arlete Rosa Castanho vão receber até o dia 22 oficinas de macramê, de renda de bilro e de confecção de almofada feita na técnica e tradição da renda de bilro, sempre a partir das 9h. Acontecerá também, uma oficina de artesanato junto ao Instituto Woody, que trabalha com estimulação para jovens com deficiência, de acordo com a capacidade cognitiva dos assistidos. 

"Nossa intenção é levar o conhecimento do artesanato para as escolas municipais também, pois é lá dentro que o futuro do artesanato municipal está. Ensinar aos jovens, de forma inclusiva, técnicas manuais em uma atualidade tão virtual, é de extrema importância para que o artesanato não se torne uma arte obsoleta", comenta a idealizadora da ACF, Eliane Guedes. 

Abertura do evento com apresentação do Coral Despertar

A Casa de Cultura e Museu José de Dome, o Charitas, foi o local escolhido para a abertura do “Arte em Movimento”. No dia 20, a partir das 13h30, o Coral Despertar se apresentará e em seguida a presidente da Federação de artesanato do estado do Rio de Janeiro (FAERJ), Nea Marrioz, realizará a primeira oficina gratuita sobre associativismo. 

No dia 21, também no Charitas, será a vez da publicitária Sasha Mendes falar sobre marketing para iniciantes. Na ocasião, a profissional dará dicas também sobre fotografia básica em celular para mídias sociais. Já no dia 22, a última oficina é com a Mestre Artesã Lina Melo que palestrará sobre precificação.

Exposição de artesanato, mais oficinas e shows ocupam espaço público no fim de semana

Na sequência de aulas e oficinas, a feira de artesanato da ACF começa no dia 23, sexta-feira, às 17h na Orla Scliar, em frente a Casa do Artesanato. Até o dia 25, as oficinas de macramê e renda de bilro vão acontecer ao ar livre e totalmente abertas para o público.

"A oportunidade de levar todo esse conhecimento para o público nos enche de esperanças de que o Artesanato passará a ser mais valorizado. Não é fácil aprender as técnicas e viver da própria arte. A ACF trabalha motivada em abrir leques de execução. Porém, o foco principal tem sido o enaltecimento do próprio artesão, através de Loja Colaborativa, participação em eventos de grande porte como a ABAV Expo, congressos como os da FAERJ, oficinas e palestras técnicas, além do trabalho de resgate cultural da região, com a renda de bilro e a palha de milho", explica Eliane Guedes.

A feira de artesanato também contará com shows ao vivo todos os dias a partir das 18h. No dia 23, a Roda de Samba da Nega Mari promete agitar a Orla Scliar; no dia 24 é a vez da cantora Lis levar o melhor do pop rock nacional e internacional para noite de sábado; já no domingo, dia 25, o Forró de Aroeira vai encerrar o evento com forró-pé-de-serra e pista aberta para os amantes da dança aproveitarem.

Fonte/Texto: Mariana de Barcellos Ricci