Segurança é responsabilidade de todos
No dia 07 de maio, a Record Interior RJ, exibiu no programa Balanço Geral Manhã, reportagem abordando a violência que reina em Araruama.
Isto, também está sendo retratado em algumas mídias locais, que estão divulgando, em suas redes sociais, depoimentos de moradores queixando-se da insegurança na cidade.
Alguns governantes, quando questionados sobre a falta de segurança, mencionam tratar-se de responsabilidade do Estado. Citam o artigo 144 da Constituição Federal, conjugado com o seu parágrafo 8º: “Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. “. Isto é desculpa de quem não tem vocação pública. Todos podem participar.
Quando da inauguração da Cidade da Criança, o governador Cláudio Castro, prometeu, a então prefeita Livia Bello, implantar em Araruama, o mais rápido possível, o Projeto Operação Segurança Presente. (ao que parece, o conceito de “mais rápido possível” do Governador é diferente das demais pessoas que habitam o planeta)
O Projeto, foi implantado em Campos dos Goytacazes em janeiro de 2022. Até então, a violência havia se tornado uma constante, até mesmo com assaltos em plena luz do dia, em locais movimentados.
É óbvio que ela não foi erradicada. Entretanto, houve uma redução significativa, inclusive com elogios a atuação dos policiais na forma/maneira de abordagem e orientação.
A prefeita Daniela Soares, vem postando nas redes sociais, encontros que vem realizando com políticos do Estado (inclusive o vice-governador) e em Brasília.
Alguns políticos de Araruama, por época das eleições gerais (de novo em 2026), pedem votos para cidadãos de outros municípios (alguns concorrendo à reeleição).
A prefeita e os demais políticos citados, poderiam usar de seu prestígio e conhecimento, junto às autoridades visitadas/para aqueles para os quais pediram votos. A alguns deles, seria solicitado que intercedessem junto ao Governador do Estado, no sentido de que este cumprisse a promessa feita em 25 de março de 2022.
Seria uma prova de que, de fato, estão dispostos a ajudar a cidade/gratos pela votação recebida.
Gerson Tavares de Nader